NOTÍCIAS

Exibindo de 91 a 100, de um total de 277 registros

  • INFORMAÇÕES SOBRE VALORES E PAGAMENTOS

    A Diretoria da ABRALIC informa os valores de anuidade e o cronograma de inscrições para o ano de 2020.

    LEIA MAIS
  • SARAU HOTEL CAPRICORN

    Poesia e textos em prosa do coletivo de autores Capricórnios (Berlim / Porto Alegre). Entre outras coisas há terceiros olhos, poemas de amor e uma festa pela infertilidade. Leituras em alemão com tradução de Vinícius Casanova Ritter (Porto Alegre-UFRGS)

    LEIA MAIS
  • O orientalismo carioca: Marrocos no imaginário de uma telenovela brasileira

    Waïl S. Hassan (University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA)

    Se o orientalismo representa um discurso de domínio ocidental sobre o "Oriente", como argumentou Edward Said em seu livro Orientalismo (1978), o que acontece quando "viaja" para outra parte do Sul global? Quais são, por exemplo, os contornos do orientalismo brasileiro? Se não for impulsionado por motivos imperiais ou de política externa, quais são seus investimentos ideológicos? A palestra aborda essas questões focando a representação do Marrocos e do Islã na telenovela O Clone (2001-2002), da Rede Globo. A telenovela descreve o Marrocos como um lugar de alteridade e solidariedade. É ao mesmo tempo o repositório da espiritualidade autêntica, bem como um país antimoderno e ligado à tradição. Esses paradoxos evidenciam a problemática da identidade no Brasil do século XXI.

    LEIA MAIS
  • MEMÓRIA DA ABRALIC: entrevista com Léa Masina

    Em uma nova série de postagens, vamos contar aqui no site um pouco da trajetória da Associação Brasileira de Literatura Comparada por meio de depoimentos colhidos das testemunhas oculares dessa história.

    LEIA MAIS
  • Para uma hermenêutica dos conceitos de Culpa, Compaixão e Ressentimento

    Prezados colegas,

    Gostaríamos de convidá-los para um conjunto de webinars promovidos pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica da Literária (PUC-SP)

    A primeira conferência, intitulada “Para uma hermenêutica dos conceitos de Culpa, Compaixão e Ressentimento” será proferida pelo professor Dr. Ettore Finazzi-Agrò (Università di Roma La Sapienza).

    Data: 25 de junho (quinta-feira)
    Horário: 13 h (São Paulo) / 18h (Itália)
    O evento é gratuito e, para participar, basta clicar no link no dia e horário do evento:
    https://us02web.zoom.us/

    Haverá, também, a transmissão pelo Youtube de nosso Programa (Literatura PUC-SP).

    Será um prazer tê-los conosco!

    Qualquer dúvida, entrem em contato: poslclnoticias@pucsp.br

    Diana Navas

    Beth Brait

    LEIA MAIS
  • A POÉTICA DO MITO

    Neste ensaio, Aurora Bernardini, professora do Departamento de Línguas Orientais na USP, apresenta a primeira parte de suas reflexões sobre a relação entre mito e literatura instigadas pela obra de Eleazar Meletínski, A poética do mito, “fundamental para o pensamento crítico contemporâneo”. A segunda parte do ensaio será apresentada no próximo Congresso da ABRALIC.

    LEIA MAIS