Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
A POÉTICA DAS CORRESPONDÊNCIAS NO ROMANCE "THE ANATOMY LESSON: A NOVEL" (SIEGAL, 2014)
Camila Maria Araújo (Universidade Federal da Bahia)
A obra “The Anatomy Lesson: A Novel”, de Nina Siegal (2014), é um romance histórico de ficção que dá vida ao quadro “Anatomische les van Dr. Nicolaes Tulp”, de Rembrandt van Rijn (1632). Temos na pintura a representação da dissecação de um cadáver, enfatizando as técnicas médicas e os médicos participantes, principalmente o cirurgião Nicolaes Tulp, já o romance, apresenta uma releitura literária do quadro com alterações nas personagens em destaque, o corpo de Aris Kindt (ladrão condenado à forca) torna-se o protagonista, e todos os outros são apresentados como secundários. A escritora apresenta o ladrão que a sociedade anula, como um humano cheio de traumas e sentimentos desprezados. Os pontos de contatos entre as obras são possibilitados tanto pela ideia de aproximações (VEIGA, 1979), que mostra a sintonia das obras por suas particularidades e não patenteia a superioridade de uma obra em relação a outra apenas por ser derivada, quanto pela premissa que “imaginar é ausentar-se, é lançar-se a uma vida nova” (BACHELARD, 1990, p. 3). Através disso, detemo-nos no romance em sua noção de devir (DELEUZE, 1997) à ideia de processo em relação ao que foi apresentado no quadro. A comparação com a pintura aparece no romance de maneira escancarada, ao se confirmar secundária pela perspectiva histórica. Essa relação com o quadro é uma estória possibilitada por suas lacunas interpretativas através da literatura. A independência do romance se define através da sua configuração sociocultural, a representação de grupos marginalizados que não aparece na tela, como a família de Aris Kindt e do próprio pintor Rembrandt, que foram os responsáveis para a existência do romance. Portanto, essa narrativa se torna singular perante sua fonte primária (ZILBERMAN, 2004), apresentando, assim, uma relação de interarte em uma obra acabada, a pintura, e as lacunas determinadas/encontradas pela literatura.
Palavras-chave: Interarte; Romance; Pintura; Lacunas; Nina Siegal.
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