Anais
RESUMO DE ARTIGO - XV CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
ESTUDO DE UMA ADAPTAÇÃO INFANTIL DE ROMEU E JULIETA
Tiago Marques Luiz (UFU)
Romeu e Julieta são considerados o arquétipo do amor juvenil. Shakespeare transitou em todas as pluralidades textuais possíveis, sendo lido, reescrito, interpretado e adaptado à todas as mídias, como a dança, a pintura, o cinema, o quadrinho, entre outros. Nesta proposta de comunicação, pretende-se fazer um estudo comparativo entre a peça trágica inglesa do casal de Verona e a sua adaptação cinematográfica para o público infanto-juvenil, pela Mauricio de Sousa Produções, de 1979. O enfoque deste trabalho é a cena do baile dos Capuletos, com ênfase no contraste entre a seriedade do texto-matriz e com a comicidade da adaptação, onde vemos uma nova roupagem da peça do bardo, levando em consideração que suas peças não eram destinadas ao público infanto-juvenil da Inglaterra Renascentista. Para Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2007), o próprio texto infantil materializa seu processo de escrita e produção, fazendo referência a outras obras, instaurando uma espécie de diálogo entre textos. E para as autoras, metalinguagem e intertextualidade “parecem aproximar a literatura infantil contemporânea de obras não-infantis, que encontram na metalinguagem a manifestação de sua modernidade” (LAJOLO, ZILBERMAN, 2007, p. 152). O processo de adaptação não se esgota na transposição do texto literário para outro veículo. Ele gera uma cadeia de interpretações, identificações, intertextualidades, constituindo uma realização estética que envolve tradução e interpretação de significados e valores histórico-culturais. Sabemos que a passagem do texto escrito para o cinema não está vinculada à fidelidade ao hipotexto, especialmente pelo fato de que a relação entre mídias distintas abre espaço para redefinições de sentido, deslocamentos, acréscimos, ausências. Como pontua Maria Aparecida Conti (2013), há “uma produção ininterrupta de identidade, marcada por mutações, ocorrendo em todas as situações, nos textos artísticos escritos e imagéticos, inclusive”. Dizemos isso pelo fato do filme trazer traços característicos do Brasil, como a trilha sonora que o compõe, como o samba, o rock, o forró, sendo a valsa um gênero musical estrangeiro que é trazida para o filme, além da gravação na cidade de Ouro Preto. Embora a Literatura infantil tenha seu espaço consolidado, o fato de ser uma literatura recente “pode aumentar equívocos de artistas e teóricos, na sua produção e analise, mas não a invalida” (CUNHA, 1983, p. 22). Com a importância de Shakespeare para o teatro, também é necessário que as crianças tenham o contato com a obra do autor, ainda na infância, mesmo que os assuntos tratados por ele sejam considerados tabus entre os adultos.Palavras-chave: Comicidade. Literatura Infanto-Juvenil. Intermidialidade. Tragédia Inglesa.
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