Zona Contaminada, penúltima peça do Teatro Completo de Caio Fernando Abreu, é
exemplo cabal do movimento crítico que se observa na produção dramática do autor: com apenas
um ato, a peça nos narra a vida das “Sisters Salvadoras” Carmem e Vera, personagens que, após
sobreviverem a um acidente atômico, são as únicas mulheres sadias no mundo e permanecem
fugitivas das buscas de um Poder Central, de matizes masculinos, que tenta capturá-las para a
reprodução de seres humanos saudáveis. Para a análise da peça, virão à discussão [a] dados da
tese de doutorado de Maria Lúcia Barbosa da Silva (2009) sobre a obra; trabalhos de [b] Anne
Übersfeld (2013), Patrice Pavis (2011) e Petr Bogatyrev (2006) acerca da interpretação do texto
teatral; [c] informações de Reginaldo Prandi sobre a Mitologia dos orixás (2001); e [d] reflexões
de Pierre Bourdieu sobre A dominação masculina (2014).
Palavras-chave: Zona Contaminada; Caio Fernando Abreu – teatro; Teatro brasileiro contemporâneo; Semiologia do teatro; Formas de opressão.