STEPHANIE MARTINS PINTO DA COSTA, ALVARO JOAO MAGALHAES DE QUEIROZ
Livros de realidade aumentada (Augmented Reality Books) representam uma nova categoria de livros que, através de propriedades virtuais, interativas e imersivas, misturam sistemas semióticos, mídias, e dimensões do real e do virtual, em tempo real, de diferentes modos. Eles podem ser constituídos de duas formas: inteiramente baseados em informação virtual ou através da associação entre virtual e real, ao integrar informação virtual a narrativa e a materialidade do livro impresso. Uma análise das propriedades virtuais, interativas e imersivas de Realidade Aumentada (RA) relacionadas ao livro impresso, tornou-se, recentemente, mais relevante, já que por meio de RA, obras clássicas, como Moby Dick, Dr. Jekyll and Mr. Hyde, Lady Audley"s Secret, e obras contemporâneas, tem utilizado essa tecnologia para modificar e estender o papel do livro, conferindo-lhe novas propriedades. Uma das propriedades que caracteriza de modo mais enfático a RA é a sua capacidade para suplementar a realidade com informações virtuais geradas por computador em tempo real. Uma aplicação de RA (i) combina objetos reais e virtuais no espaço físico real, (ii) é interativa e em tempo real, e (iii) fornece uma visualização de objetos reais e virtuais interligados. É um consenso que o uso de RA não tem por finalidade uma substituição da experiência da realidade, com entidades e objetos existentes, mas uma complementação desta experiência com artefatos virtuais não percebidos diretamente. Em nossa abordagem, livros de RA permitem acoplamento de artefatos virtuais, dinâmicos, interativos e multimodais, por meio de textos, imagens 2D, 3D, animações e vídeos, além da simples adição de modelos tridimensionais sobre o livro físico e suas páginas. Tais artefatos, ao serem integrados ao livro impresso, associam conteúdo digital e analógico de maneiras diversas produzindo experiências visuais, auditivas e hápticas. Essas propriedades interativas e imersivas, ao serem associadas as características físicas e textuais do livro impresso, revelam “camadas escondidas de narratividade” e tornam difusas, em tempo real, distinções bem estabelecidas entre literatura e outras artes. Este trabalho tem, por propósito, descrever e analisar como importantes clássicos da literatura podem ser transmidiaticamente adaptados através de RA. Nosso foco concentra-se nos modos como se estendem dispositivos multisensoriais, especialmente visual, auditivo e háptico, de outras mídias para o livro impresso sem interferir na materialidade do livro. Os exemplos que usamos incluem: Moby Dick, de H.Melville, Lady Audley"s, de Mary Elizabeth Braddon Secret, adaptados através de RA por Zappar, e The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde, de Robert Louis Stevenson, adaptado através de RA por Martin Kovacovsky.