Anais
RESUMO DE ARTIGO - XV ENCONTRO ABRALIC
AMPLIAR A REALIDADE? DIÁLOGOS ENTRE O NEO-REALISMO ITALIANO E A POÉTICA POLÍTICA DE ANTONIO MANUEL
VIRGÍNIA GIL ARAUJO
O diálogo entre o cinema de Antonioni e a literatura de Julio Cortázar é assumido como um emblema da produção fotográfica e audiovisual das décadas de 60 e 70, produção que sugere o desenvolvimento de uma linguagem como corpo empenhada em uma mirada crítica dos acontecimentos e que podemos compreendê-la como produção de uma geração influenciada pelo filme Blow-Up. As poéticas vanguardistas Dadaístas, Surrealistas que, em parte, se fragmentariam no advento da Arte Pop e dos conceitualismos na América Latina e, especialmente, durante a ditadura civil e militar que se implantou no Brasil com o Golpe de 1964, recrudescendo a partir de 1968, fundamentam a revisão crítica da realidade. Para tanto, perguntamos se ainda devemos ampliar o real. Por suas características intrínsecas como meio popularizado e de inserção social, a produção editorial, fotográfica e cinematográfica implicou uma forte experiência de realismo crítico. Houve a proliferação de uma política da arte, a arte como vida, em face à repressão e à violência aos corpos nos protestos nas ruas, que se estenderam depois de Maio de 1968 em Paris às cidades da América. Como resultantes desta confluência de elementos que se encontram na arte desde o Dadaísmo e o Surrealismo, bem como do fotojornalismo e de elementos caros à cultura de massa, como a sexualidade, o erotismo, a música e a dramaturgia, analisarei um objeto híbrido - o painel em silk-screen Repressão outra vez: Eis o saldo(1968) de Antonio Manuel, sua relação com o filme Blow-Up de Antonioni que, por sua vez, dialoga com o conto Las Babas del Diablo de Júlio Cortázar. O objetivo é problematizar a imagem fotográfica conotada ao código realista. A análise das imagens buscará uma revisão crítica do caráter documental da linguagem fotográfica, colocando em xeque a existência de algumas modalidades de representação forjadas no século XIX e ainda em vigor nos dias de hoje. A construção de novas narrativas como desejo de corrigir a realidade manipulada pelas mídias elege a montagem e a cor como estratégia comum às poéticas visuais das neovanguardas.
Palavras-chave: IMAGEM FOTOGRÁFICA, LITERATURA, ANTONIO MANUEL, BLOW-UP
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