Geoffrey Hartman, no ensaio “Holocausto, testemunho, arte e trauma”, aponta que a intelectualidade do pós-guerra vem produzindo uma gama excessiva de conhecimento a respeito das catástrofes provocadas pela Segunda Guerra Mundial, principalmente aquelas ligadas aos campos de concentração nazistas. Na mídia e no campo cultural, esses episódios históricos também vêm sendo vastamente apresentados e representados, respectivamente, em razão de seus impactos determinantes na trajetória da humanidade. Normalmente, a exposição desses eventos tende a recorrer a mecanismos apresentação e representação espetacular, promovendo certa banalização dos processos de violência neles contidos. Com isso, torna-se necessário pensar, conforme Hartman, nos limites dessas formas de lidar com o passado violento. Hoje tudo é representável, o problema é refletir sobre como representar e qual a finalidade dessa representação. Ainda segundo o autor, “levar a sério as formas de representação significa reconhecer o seu poder de mover, influenciar, ofender e ferir. É por isso que esse tema conservador, dos limites da representação, é importante” (Hartman, 2000, p. 208). A produção literária brasileira inserida principalmente no contexto da ditadura militar e, em certa medida, no período pós-ditadura, pode ser pensada na linha dessa vasta produção que procura compreender, através da representação ficcional, o conflituoso processo histórico ditatorial no Brasil. Iniciada com a publicação do romance Quarup, de Antônio Callado, em 1967 (obra ainda essencialmente imbuída de um espírito romântico-revolucionário), essa produção procurou representar desde os movimentos mais otimistas sobre a derrota da ditadura (caso de Quarup), passando pela representação do reconhecimento da impossibilidade de derrotar a ditadura (caso do romance Em câmara lenta, de 1977, de Renato Tapajós) até chegar a um conjunto de romances que não tematizam diretamente os horrores da ditadura, mas são ambientalizados nela e tocam direta ou indiretamente em problemas ligados a esse período, como no caso do romance Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, publicado em 2005. Em 2015, veio a público, pela editora Rocco, o romance Palavras cruzadas, da professora universitária, dramaturga e escritora Guiomar de Grammont. Em um momento político relativamente diferente àquele em cujo terreno germinaram obras de maior envergadura contestatória do regime militar, a obra parece apresentar, no plano da ficção brasileira, uma visão talvez ainda inédita sobre as relações entre um guerrilheiro, sua família e os militares. Neste estudo, pretendemos refletir a respeito dessa inquietante narrativa, procurando pensar nas suas relações com o tema da memória e do esquecimento, a partir dos traços revisionistas que nossa leitura trouxe à luz. Do ponto de vista estético, a narrativa de Guimar de Grammont pode ser inscrita em uma tendência recorrente na produção literária brasileira que faz perfeito uso dessa habilidade de articular eventos conflituosos do passado com uma experiência do presente normalmente caracterizada por traços de melancolia. Isso remonta à produção que se estende ao longo de quase dois séculos, e inclui, de maneira mais notável, escritores como Machado de Assis (Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas), Graciliano Ramos (São Bernardo) e, mais recentemente, Raduan Nassar (Lavoura Arcaica), Milton Hatoum (Cinzas do Norte) e Chico Buarque (Leite Derramado). Mesmo escrevendo em pleno século XXI, cintila em sua obra um engenhoso procedimento de escrita que mantém o mistério da narrativa até seu desfecho, notado por Walter Benjamin, ainda em 1936, como um dos resquícios na modernidade da habilidade de narrar dos tradicionais contadores de histórias orais. Essa habilidade também se vincula ao que Victor Chklovski diz a respeito da boa obra de arte, cuja força reside justamente em sua capacidade de provocar estranhamento pela redução das possibilidades de compreensão imediata, pela desautomazitação da interpretação, dado o processo de singularização dos modos de elaboração da linguagem. Por fim, também é de Benjamin (1984, p. 230) a noção de que a linguagem fragmentada, constituída por segmentos descontínuos, pode contribuir para um processo de melhor apreensão da história narrada. O leitor é levado a concentrar maior atenção diante de vários recortes narrativos, uma vez que ele se encontra diante de uma “expressão diferente e mais intensa”. O romance de Grammont está adequadamente inserido nessa perspectiva benjaminiana, se considerarmos a forma caleidoscópica de sua estrutura e o minucioso trabalho de integração das informações dispersas espacial e temporalmente. Já do ponto de vista ético, Palavras cruzadas se apresenta como um desafio à crítica literária contemporânea, pois o debate que elabora ainda se apresenta incomum, talvez até inédito, no âmbito da ficção brasileira surgida desde o golpe militar.