Anais
RESUMO DE ARTIGO - XV ENCONTRO ABRALIC
OS ELEMENTOS SONOROS-TEXTUAIS EM AVALOVARA: PEÇAS DE UM QUEBRA-CABEÇA
MARTHA COSTA GUTERRES PAZ
A aparente desconexão entre segmentos de Avalovara resolve-se na sequência temática produzida pela passagem da espiral pelo palíndromo de Loreius. O romance também expõe um universo sonoro associado a personagens e a fragmentos cênicos em que a inter-relação desses fragmentos fornece um significado às expressões acústicas e musicais. São como peças de um complexo quebra-cabeça, um jogo a ser decifrado pelo leitor atento que deve descobrir os caminhos e nós de uma malha de sons e de imagens textuais, que dão sentido ao todo da obra de Osman Lins. A narrativa explicita um emaranhado de códigos cujos significados vão além da teia sonora e de imagens. As artes plásticas, a arquitetura, a música, os sons da natureza, os ruídos, os sons metafísicos e os seres míticos formam uma estrutura coesa e multidimensional. A cidade misteriosa submersa nas águas escuras da cisterna sugere uma similaridade com a cidade indiana Varanasi, cujo simbolismo extrapola o seu mero aspecto físico: é o ponto denominado pelos tântricos de bindu, o centro de luz no alto da cabeça onde os místicos almejam encontrar o fim de suas jornadas de intermináveis nascimentos e mortes, tal qual o paraíso do tapete em que Abel e a se fundem. Com ênfase na linguagem musical, é possível identificar pontos comuns entre a pesquisa do músico e educador canadense Raymond Murray Schafer e o ornamentalismo acústico do romance Avalovara, especialmente no que concerne à simultaneidade de sons naturais e de sons artificiais da sociedade moderna, presentes em diferentes cenários do cotidiano da civilização pós-industrial e também nas múltiplas cenas que compõem a narrativa. Da mesma forma que na linguagem cinematográfica, a linguagem dos sons desempenha um papel fundamental para dar vida à sucessão de cenas e, com isto, criar uma conexão emocional com o público. A música, na narrativa literária, serve como trilha sonora para construir a identidade psicológica dos personagens e a identidade temática do enredo ficcional. Em Avalovara, a música assume um papel funcional ao estabelecer-se como elo entre o desenrolar da trama e a estrutura da obra, e de elemento simbólico revelador de significados não mostrados diretamente ao leitor. O enlace de elementos contrastantes e inseparáveis que permeia a história dos personagens é a força motriz de suas vidas, de seus anseios e apreensões. Este trabalho procura desvendar a articulação entre os diferentes níveis narrativos e seus múltiplos aspectos, bem como seus possíveis significados com destaque para as variadas expressões sonoras e musicais presentes no romance de Osman Lins.
Palavras-chave: OSMAN LINS., AVALOVARA., SCHAFER., LINGUAGEM SONORA.
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