Anais
RESUMO DE ARTIGO - XV ENCONTRO ABRALIC
DO BARRO FEZ-SE O HOMEM E DA DECADÊNCIA DA PROVÍNCIA ASCENDEU-SE O SUBLIME: UMA LEITURA DE “O DESCONHECIDO”, NOVELA DE LÚCIO CARDOSO
ROGERIO LOBO SÁBER, JULIO JEHA
Selecionada do inventário do escritor mineiro Lúcio Cardoso (1912-1968), a novela “O desconhecido”, redigida em 1940, pode ser tomada como ponto de partida para o estabelecimento de uma discussão acerca do sublime literário e, de forma mais precisa, do recurso ao sublime como o exploram as obras vinculadas à estética gótica. Amparados, principalmente, pelo texto "A philosophical enquiry into the origin of our ideas of the sublime and the beautiful", tratado estético redigido por Edmund Burke em 1757, intentamos sintetizar em que consiste e como se instala o sublime nas obras literárias que exploram, dentre outros sentimentos, o terror. Sequencialmente, como objetivo específico, cuidaremos da novela cardosiana, a fim de investigar se e como a obra explora – por meio de seus cenários, eventos e personagens – o sentimento do sublime. Nossa hipótese é de que tal sentimento, no texto de Cardoso, decorre sobretudo das escolhas cênicas e das relações que o cenário estabelece com o dramatis personae, de modo a garantir a opressão que comumente subjuga personagens aos espaços góticos. Perseguir os desdobramentos da influência que o cenário cardosiano exerce sobre os personagens da obra motiva-nos a levantar interrogações também a respeito do crime cometido pelo protagonista – transgressão que parece se relacionar, respeitada a circunscrição da novela em estudo, senão à culminância do sublime, ao menos a uma possibilidade de se intensificar esse mesmo sentimento. Compreender, pois, as equações possíveis entre o crime e o sublime literário é o porto último ao qual devemos nos ancorar. A pesquisa justifica-se por sua iniciativa de contribuir com os estudos que cuidam da obra cardosiana, notadamente da novela “O desconhecido”, composição literária que abre caminhos técnico-temáticos para a posterior construção de “Crônica da casa assassinada”, magnum opus do autor. O trabalho tem o propósito de acrescentar também aos estudos de autores e obras brasileiros que revisitaram o romance gótico e o transpuseram a contextos histórico-geográficos que já não pertencem ao território europeu do fim do século XVIII, reduto de origem dos cânones literários góticos.
Palavras-chave: SUBLIME, LITERATURA GÓTICA, CRIME, LÚCIO CARDOSO
voltar