A Associação Brasileira de Literatura Comparada tem a satisfação de anunciar à comunidade acadêmica o XVIII Encontro ABRALIC, que se realizará em Salvador, de forma on-line, no período de 11 a 15 de julho de 2022. Com o objetivo de promover diálogos e discutir temas essenciais no âmbito da Literatura Comparada, convidamos pesquisadores e docentes da área a submeter propostas de Simpósios Temáticos (STs) entre os dias 1 e 22 de março, em conformidade com as normas dispostas nesta chamada.

1. As propostas devem se alinhar ao tema do congresso – Mundos com/partilhados – a partir da escolha de um dentre os 10 eixos abaixo discriminados:

2. As propostas serão avaliadas pela comissão e aprovadas de acordo com os critérios definidos pela gestão, como pertinência com relação aos eixos temáticos, originalidade, relevância, atualidade da bibliografia e clareza na exposição.

3. Todos os coordenadores de simpósio deverão ser ASSOCIADOS à ABRALIC no ano de 2022; o período para pagamento das anuidades dos coordenadores de simpósio será entre 24 de maio e 7 de junho. Os coordenadores de simpósio terão isenção de pagamento da taxa de inscrição no evento.

4. Cada simpósio deverá ter no mínimo 2 (dois) e no máximo 3 (três) coordenadores, de pelo menos duas instituições de ensino superior diferentes, localizadas ao menos em duas unidades da Federação e/ou no Exterior. Não serão aceitos casos em que o mesmo coordenador proponha mais de um simpósio (as propostas podem ser recusadas).

5. Os coordenadores de simpósio devem possuir título de doutor e ser ASSOCIADOS à ABRALIC. Coordenadores e participantes deverão ter quitado a anuidade de 2022. Será feita a verificação do título de doutor por meio do currículo Lattes. É de responsabilidade do coordenador estar com o currículo Lattes atualizado no momento de enviar a proposta.

6. Os simpósios serão distribuídos em turnos da manhã e da tarde nos dias do evento (entre 11 e 15 de julho). A distribuição dos simpósios nos turnos será realizada pela Comissão Organizadora do evento, a partir de critérios de organização interna. Caso haja necessidade, os simpósios poderão ocorrer em dois turnos.

7. A comissão organizadora não define um número mínimo de comunicações para os STs. Cada simpósio deverá acolher, preferencialmente, até 25 comunicações em sua programação. Caso os coordenadores do simpósio recebam e aprovem propostas que ultrapassem 25 apresentações, será possível, entretanto, a conformação de sessões extras no turno inverso.

8. Os simpósios deverão ser apresentados por meio de um resumo expandido (entre 700 e 800 palavras), acompanhado de título, referências bibliográficas (apenas as mencionadas no resumo) e dados de contato dos coordenadores. A falta de um desses elementos obrigatórios inviabilizará o envio da proposta pelo sistema.

9. O link para a ficha de submissão das propostas de simpósio estará disponível a partir do dia 1 de março de 2022, na página da ABRALIC. O formulário de submissão poderá ser preenchido até o dia 22 de março.

10. O título e a ementa do simpósio, uma vez aprovados pela Comissão Organizadora, serão divulgados no site do evento e as submissões individuais serão encaminhadas aos coordenadores para avaliação através do mesmo site, devendo ser observados os prazos previstos no cronograma que será oportunamente divulgado.

11. Os coordenadores deverão estruturar as sessões do simpósio sob sua responsabilidade, distribuindo as atividades obrigatoriamente ao longo de todos os dias da programação e de acordo com o turno previamente designado pela Comissão Organizadora. Uma vez anunciada na página da ABRALIC, a programação passa a ser de responsabilidade dos coordenadores e não deve ser alterada sem a anuência de todos os membros do simpósio.

12. É obrigatória a presença de todos os coordenadores em todas as sessões dos simpósios sob sua responsabilidade. Os coordenadores de simpósio não poderão colocar substitutos em seus lugares.

13. Cada um dos autores selecionados para apresentação de comunicação deverá expor seu texto entre 15 a 20 minutos, em formato de comunicação individual, deixando-se 5 a 10 minutos para discussão ao final de cada apresentação. A Comissão Organizadora reforça também que os coordenadores dos simpósios deverão observar os horários previstos para o fim de cada sessão de comunicações.

14. As comunicações devem estimular o diálogo entre os participantes. Por isso, é recomendável o debate em todas as sessões, sendo de responsabilidade do coordenador do simpósio controlar o tempo das comunicações apresentadas em suas sessões, obedecendo aos limites de tempo estabelecidos.

15. O coordenador de simpósio não poderá adiantar, atrasar ou concentrar os trabalhos de sua sessão que serão apresentados no Congresso. Lembramos que os professores que submetem trabalhos no evento e os ouvintes que pagam para assistir às comunicações se organizam para participação de acordo com a programação veiculada com antecedência pela ABRALIC.

16. O trabalho deverá ser apresentado pelo(s) autor(es). Em caso de ausência, não poderá ser apresentado por outras pessoas. Só serão publicados nos e-books do XVIII Encontro ABRALIC trabalhos efetivamente apresentados por pelo menos um dos respectivos autores.

17. A ABRALIC disponibilizará plataformas virtuais para a realização dos STs. Cada sessão será acompanhada por um monitor e transmitida ao vivo para o YouTube da associação.

 

A DIRETORIA (BIÊNIO 2022-2023)