NOTA DE PESAR

É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento da Professora Eneida Maria de Souza. Muitos de nós, na qualidade de amigos, já tínhamos ciência da gravidade da doença que ela vinha enfrentando e estamos profundamente abalados. Mesmo assim, não podemos deixar de manifestar aqui o nosso agradecimento por tudo o que ela representou na vida intelectual brasileira.

Professora Emérita da UFMG e ex-Presidente da ABRALIC no biênio 1989-1990, Eneida Souza sempre se destacou pelo entusiasmo com que conduziu sua carreira, pautada pelo profundo conhecimento da literatura e da teoria literária e também por uma enorme generosidade para com os colegas e alunos com quem convivia. Sua vasta produção crítica e o trabalho desenvolvido como professora e orientadora contribuíram significativamente para a formação de várias gerações de pesquisadores da nossa área.

Em 2021, foi agraciada com o Prêmio Tania Carvalhal, concedido pela ABRALIC pelo papel por ela cumprido na consolidação da literatura comparada em nosso país. Sua foto e as palavras que proferiu no momento em que recebeu o prêmio podem ainda ser visualizadas na primeira página do site da Associação que ajudou a fundar, lembrando-nos o quanto ela continua presente. Na verdade, esta presença será eterna, pois Eneida sobrevive em nós. Fiquemos, pois, com seu exemplo em nossa memória e sigamos, família, amigos e todos os que a admiravam, em paz, celebrando, com muita gratidão, o privilégio de termos com ela convivido.

Diretoria da ABRALIC (Gestão 2022-2023)

 

Veja mais notícias