CARTA AOS MEMBROS

Caros associados da ABRALIC,

Como deve ser do conhecimento geral, a gestão da nossa Associação está agora sob responsabilidade de professores que trabalham na Bahia. Nesta comunicação, procuraremos dar a conhecer os nomes dos membros da Diretoria e dos conselheiros eleitos e também repassar algumas informações, reafirmando, inicialmente, o nosso compromisso em trabalhar ativamente para mantermos a qualidade das atividades e iniciativas realizadas pelos colegas que nos precederam à frente da ABRALIC e que a transformaram em uma grande referência para todos os estudiosos de literatura do Brasil. A ABRALIC é, hoje, uma das maiores associações de pesquisadores de literatura da América Latina, desenvolvendo e estimulando a prática dos estudos comparatistas por meio da promoção de seminários, simpósios e cursos destinados ao público acadêmico, além da edição da prestigiada Revista Brasileira de Literatura Comparada e das publicações resultantes das conferências e dos simpósios oferecidos pela entidade. Os eventos da ABRALIC ocorrem anualmente e reúnem cerca de dois mil participantes, entre pesquisadores professores e alunos de pós- graduação, graduandos, ouvintes, convidados e colaboradores. Estejam certos de que procuraremos dar sequência a esse trabalho com todo o empenho possível.

A atual Diretoria é formada pelos seguintes nomes e respectivas instituições:

  • Rachel Esteves Lima (UFBA) - Presidente
  • Denise Carrascosa França (UFBA) – Vice-Presidente
  • Roberto Henrique Seidel (UNEB) – Primeiro Secretário
  • Márcio Ricardo Coelho Muniz (UFBA) - Segundo Secretário
  • Ana Maria Bicalho (UFBA) - Primeira Tesoureira
  • Ana Lígia Leite e Aguiar (UFBA) - Segunda Tesoureira

Conselho Deliberativo

  • Andrei dos Santos Cunha (UFRGS)
  • Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha (UFU)
  • Florentina da Silva Souza (UFBA)
  • Gerson Roberto Neumann (UFRGS)
  • João Camillo Barros de Oliveira Penna (UFRJ)
  • Marcelo Magalhães Leitão (UFC)
  • Maria de Fátima do Nascimento (UFPA)
  • Rogério da Silva Lima (UnB)
  • Cassia Maria Bezerra do Nascimento (UFAM) - Suplent
  • Edgar Cézar Nolasco dos Santos (UFMS) - Suplente

Nos meses de janeiro e fevereiro, foram feitas várias reuniões com vistas ao planejamento das atividades da Associação para os próximos dois anos e gostaríamos de lhes deixar a par do andamento do trabalho que pretendemos realizar.

1. XVIII Encontro da ABRALIC

O evento será realizado de 11 a 15 de julho deste ano, infelizmente ainda em formato virtual. Consideramos que não há, no momento, segurança para garantir, como seria nosso desejo, as condições e protocolos necessários à realização de um encontro presencial. Devemos, portanto, aguardar um pouco mais para a retomada do prazer dos contatos ao vivo e a cores, que esperamos possam ocorrer no próximo ano, quando realizaremos o XVIII Congresso Internacional.

A chamada para o Encontro de 2022 será publicada na página da ABRALIC no próximo dia 01 de março. Como os custos são um pouco menores do que os dos eventos presenciais, a boa notícia é que os valores das inscrições também serão mantidos abaixo do que normalmente se cobra.

2. Pagamento da anuidade da Associação

Para a boa realização de seus congressos, que vêm se desdobrando em mais de oitenta simpósios e mais de mil e quinhentas comunicações, além de apresentações de pôsteres e as importantes conferências e mesas que atraem o mais qualificado público, a ABRALIC conta com uma extensa equipe de organização e manutenção. Entre os colaboradores, encontram-se as equipes técnicas responsáveis pelo site da associação e pela organização e transmissão da programação das mesas e conferências, bem como pelo suporte técnico e apoio na realização dos simpósios virtuais; os bolsistas e monitores, que, sob a orientação da gestão, trabalham na organização de todos os detalhes do congresso e na articulação dos diferentes momentos do evento; os escritórios de contabilidade e advocacia, que oferecem suporte contínuo à associação; as equipes responsáveis pela Revista da ABRALIC e pelos e-books do congresso, que incluem revisores, diagramadores, gráficos, entre outros.

Tendo em vista que a ABRALIC permanece em contínua atividade ao longo de todo o ano, não apenas durante a realização de seu congresso, e lembrando que a associação conta com reduzido apoio de órgãos de fomento, destacamos a importância do pagamento da anuidade por parte de seus associados para a preservação dos recursos financeiros necessários ao funcionamento de toda essa estrutura que compõe a agenda e as plataformas responsáveis pela realização e divulgação das nossas atividades. A ABRALIC, com transparência e responsabilidade, reverte em serviços, eventos e publicações para seus associados todo o apoio que recebe destes. Para continuar a ser uma organização de destaque e a oferecer excelência em oportunidades de troca e divulgação do trabalho intelectual, contamos com a colaboração de todos os membros para mantermos em dia nossos compromissos. Os valores da anuidade de 2022 também serão publicados no site da ABRALIC no próximo dia 01 de março.

3. E-books resultantes do XVII Congresso Internacional ABRALIC

A gestão 2020-2021, sob a Presidência do Professor Gerson Neumann, informou- nos que estão sendo preparados 24 volumes contendo os artigos apresentados no último Congresso e selecionados para publicação. Trata-se, como se sabe, de um trabalho moroso, que demanda muito empenho e cuidado. Solicitamos, assim, que todos aguardem maiores informações sobre a data de lançamento dos livros.

4. Revista Brasileira de Literatura Comparada

Lembramos que a chamada para o v. 24, n. 47 (2022/3), referente à publicação do Dossiê Diálogos: Literatura Comparada e Tradução, prevê como prazo-limite para o envio de artigos o dia 31 de março de 2022. Maiores informações podem ser encontradas no site da RBLC (https://revista.abralic.org.br).

5. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

No período de 24 a 30 de julho de 2022, a SBPC realizará a sua 74a. Reunião Anual em Brasília, sob o tema Ciência, independência e soberania nacional. O prazo para inscrição com submissão de trabalhos se encerra em 04 de abril de 2022, data que pode ser antecipada caso se esgote o limite de vagas previsto. Para pagamento até o dia 28 de fevereiro, haverá um desconto de 5% das taxas. Os valores para cada categoria e as normas de inscrição podem ser consultadas em https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/wp-content/uploads/2021/12/NormasInscricao-2-1.pdf

Em reunião realizada com a presença da nova Diretoria da SBPC e das sociedades científicas afiliadas, foi reafirmada a necessidade de adesão de novos sócios e o contínuo pagamento das anuidades para fortalecimento de uma entidade fundamental para a luta em prol da ciência em nosso país, especialmente no momento presente, de reduzidas verbas oficiais para o desenvolvimento das atividades de pesquisa.

6. Espaço para divulgação de eventos e publicações

Estamos providenciando um espaço na página da ABRALIC especialmente dedicado ao encaminhamento de informações sobre chamadas de eventos e livros organizados/publicados pelos sócios da Associação. Pretendemos incrementar as nossas redes sociais e os boletins a serem enviados por e-mail fazendo circular essas informações e contribuindo para a sua divulgação. Até que esse espaço seja implementado, continuaremos recebendo o material de divulgação pelo endereço eletrônico da Associação – contatoabralic@gmail.com.

Finalizando este primeiro contato, gostaríamos de registrar o nosso agradecimento pela confiança em nós depositada na Assembleia que nos elegeu, manifestando nosso propósito de vencer os desafios impostos pela dura realidade do presente, de modo a mantermos a excelência do trabalho realizado ao longo desses 36 anos pela ABRALIC. Para isso, contamos com a compreensão e a colaboração de todos os associados.

Cordiais saudações,

Rachel Esteves Lima
Presidente

 

Veja mais notícias