NOTA DE PESAR - SÍLVIO AUGUSTO DE OLIVEIRA HOLANDA

A Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) expressa grande pesar pela inesperada perda do professor e pesquisador Dr. Sílvio Augusto de Oliveira Holanda, membro docente da Universidade Federal do Pará (UFPA) e importante intelectual da Amazônia.

Sílvio Augusto de Oliveira Holanda era professor associado da Universidade Federal do Pará, e coordenador do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: uma abordagem textual. Anteriormente havia sido coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras e diretor da Faculdade de Letras da mesma universidade. Seus estudos contemplavam principalmente a obra de Guimarães Rosa, a produção literária brasileira e amazônica e os estudos de recepção e crítica na literatura.

O professor Sílvio Augusto elaborou inúmeros materiais relevantes para a crítica literária brasileira e, mais especificamente, da Amazônia, e colaborou intensamente na formação de novos pesquisadores pela UFPA e no aperfeiçoamento do ensino de nível superior e da pós-graduação.

Neste momento de dor e consternação, a ABRALIC reitera sua solidariedade à família do professor Sílvio Augusto de Oliveira Holanda e manifesta seu agradecimento pela contribuição do professor para os estudos de literatura.

 

Veja mais notícias