MESA-REDONDA: Literatura Comparada e Literatura Brasileira: circulações e representações

1º. de outubro, 17h

Link para a live: tiny.cc/ABRALIC

José Luis Jobim (UFF)

Marisa Lajolo (Mackenzie)

Regina Zilberman (UFRGS)

O livro "Literatura Comparada e Literatura Brasileira: circulações e representações" foi disponibilizado gratuitamente online para que todos os membros da ABRALIC possam ter acesso fácil à obra. Este livro parte da famosa frase de Antonio Candido: "estudar literatura brasileira é estudar literatura comparada", buscando demonstrar que a frase pode ser estendida a outras literaturas nacionais. A discussão sobre esta questão desdobra-se em uma mesa-redonda, com as professoras Marisa Lajolo (UNICAMP/Mackenzie) e Regina Zilberman (UFRGS).

Link para o vídeo: tiny.cc/ABRALIC

Link para a playlist de vídeos sobre o livro: https://www.youtube.com/playlist?list=PLmCTJNhs0LDSCHvM-az1MXhk8leVawXQa

Link para download do livro: http://edicoesmakunaima.com.br/images/livros/literatura-comparada-e-literatura-brasileira.pdf

José Luís Jobim é pesquisador do CNPq e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), é professor titular da UFF e foi professor titular (aposentado) da UERJ. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/2864489503546804.

Marisa Lajolo é mestra e doutora pela USP e pesquisadora emérita do CNPq. Deu aula na Unicamp e atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Seu livro “Gonçalves Dias, o poeta do exílio” foi premiado pela ABL. Com Regina Zilberman, entre outros títulos, publicou “Literatura infantil brasileira: história e histórias”.

Regina Zilberman é doutora em Romanística pela Universidade de Heidelberg e pesquisadora do CNPq, com pós-doutorado no University College e na Brown University, leciona na UFRGS. É autora de Brás Cubas autor Machado de Assis leitor e de Estética da recepção e história da literatura. Publicou, com Marisa Lajolo, A formação da leitura no Brasil, entre outros livros.

 

Veja mais notícias