MEMÓRIA DA ABRALIC: Gilda Neves Bittencourt

MEMÓRIA DA ABRALIC: Gilda Neves Bittencourt

 

Vídeo: https://youtu.be/CEGtZ5rMqL4

Débora Mutter entrevista Gilda Neves Bittencourt

No dia 17 de setembro de 2020, participei do projeto Memória da ABRALIC, que busca inventariar a memória da associação por meio de entrevistas e depoimentos de seus sócios fundadores.

Tive a honra e a grande alegria de participar como entrevistadora da professora Gilda Bittencourt, contando com o precioso apoio técnico de Otávio Neves da Silva Bittencourt.

A professora Gilda é uma comparatista da primeira hora. Antes do surgimento da associação, participou da reformulação da grade curricular na UFRGS, ajudando na elaboração da ementa da primeira disciplina de Literatura Comparada, que foi ministrada por ela. Do mesmo modo, trabalhou na criação do doutorado em Literatura Comparada no PPG da UFRGS. A professora Gilda assinou a ata de fundação da ABRALIC e, com isso, sua história se confunde com a história da instituição.

Gilda Neves Bittencourt possui graduação em Licenciatura Em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente, é professora associada aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com artigos e ensaios publicados em revistas acadêmicas, domina as áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada e Literatura Brasileira, com ênfase nos estudos do gênero conto, das relações interliterárias, conto brasileiro, conto latino-americano e literatura brasileira. É autora de Conto Sul-rio-grandense tradição e modernidade (tese de doutorado) Editora da Urfgs e do livro Retratos do conto (organização de textos do seu projeto de pesquisa sobre o conto latino-americano), editora Appris.

Débora Mutter é graduada em letras pela UFRGS; mestre em Literatura Comparada e doutora em Estudos de Literatura Brasileira e Luso-africanas, ambos pela UFRGS. É autora do livro A poética da perseguição em Clarice Lispector e Julio Cortázar (2009), pela editorada Ulbra, estudo crítico resultante da dissertação de mestrado; de Um romancista ao Sul: a ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil (2017), pela editora Besourobox. Organizou a coletânea de ensaios Simões Lopes Neto: ontem hoje e sempre (2017), pela editora Unilasalle; a coletânea ficcional Contos de pampa e fronteira (2019), na qual também participa como ficcionista. Atualmente, dedica-se à sua pesquisa de pós-doutorado pelo PPG da PUCRS.

 

Veja mais notícias