Na Bienal do Rio 2017, programação cresce enquanto exposição encolhe

O evento, que começa em 31/8, terá uma diminuição de 8% na área ocupada por editoras expondo seus livros. A Ediouro, por exemplo, que tinha um espaço importante, não terá estande próprio.

O número de estandes é quase o mesmo (197 neste ano, contra 196 em 2015), o que indica que as editoras estão poupando na compra. A Bienal costuma ser vista como investimento de marketing, já que dificilmente lucram com a venda de livros lá.

Como compensação pela queda na área de exposição, o evento calcula em 360 horas sua programação cultural -40% a mais do que em 2015-, em espaços como o Café Literário, o EntreLetras e o Geek & Quadrinhos.

A expectativa é que, com a infraestrutura de transportes montada para a Olimpíada, o público compareça em peso ao Riocentro. Em anos anteriores, era possível demorar três horas do centro do Rio até o local. De carro.

Maior que a edição paulistana, a Bienal carioca custará R$ 42,3 milhões. O valor é o mesmo de 2015, se corrigido pela inflação acumulada no período, de 15%.

Uerj A Livraria Leonardo da Vinci, que estava com um espaço no congresso da Abralic (Associação Brasileira de Literatura Comparada), iniciado na segunda (7), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vendeu 30% mais do que costuma vender no mesmo período na livraria em si.

Uerj 2 A loja da Da Vinci, no centro da cidade, também se tornará ponto de venda de camisetas, copos e sacolas produzidos com frases de apoio à Uerj. O dinheiro advindo da venda dos objetos promocionais será revertido para os funcionários da universidade, que estão com os salários atrasados por conta da crise no Estado.

Tradução A Estação Liberdade lançará "The One Inside", primeiro romance de Sam Shepard (1943-2017), lançado em fevereiro deste ano pela Knopf nos EUA. Mistura de memória e ficção, terá tradução de Denise Bottmann.

Raro Jorge Schwartz e Gênese de Andrade preparam, para a Companhia das Letras, edição fac-similar do "Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade". O livro original saiu com 200 cópias, hoje raríssimas.

Policial Está marcado para maio que vem um novo festival literário, o Búzios Noir, voltado para a literatura policial, na cidade fluminense.

Fonte: http://www.publishnews.com.br/materias/2017/08/17/abralic-a-universidade-em-perigo-e-a-literatura-brasileira

 

Veja mais notícias