Carta de Agradecimento da Nova Diretoria da ABRALIC

À Comunidade ABRALIC,

 

Inicialmente, nós, membros da Gestão ABRALIC 2017-2019, gostaríamos de agradecer todo o apoio e confiança recebidos por ocasião de nossa eleição na Assembléia ABRALIC 2017, realizada na UERJ. Sob o signo de um exemplo vencedor de luta e valorização das instituições públicas brasileiras, sentimo-nos, cada vez mais, responsabilizados pelos projetos e ideais de cidadania que fazem parte dos objetivos e compromissos da Associação que representamos e da qual - como a Literatura que nos dá identidade - somos todos guardiões.

A nossa proposta de gestão, apresentada durante a Assembléia, inicialmente, é dar sequência ao excelente trabalho realizado pelas diretorias anteriores, primando pelo diálogo, transparência e responsabilidade nas ações a serem tomadas de forma sempre conjunta e democrática com a Administração direta da ABRALIC.

Mais especificamente, nosso propósito se concentra na relação entre crítica e criação, traduzida pelo uso do termo linguagem no seu sentido mais amplo: o uso da linguagem por grupos sociais e étnicos como vetores da literatura, a linguagem dos temas e dos discursos, a linguagem como sujeito literário, a linguagem como expressão de problemas centrais e idéias negociadas nas várias literaturas do mundo, e até mesmo em seu sentido metafórico, como "línguas" de estilos e formas. Como um código infinito com constante necessidade de decodificação, o sistema internacional de sinais da literatura reproduz permanentemente o mito babélico da confusão das línguas, definindo   novas tarefas para a humanidade multilíngüe que busca, incansavelmente, chegar a um acordo de convivência com a literatura e suas críticas.

É nosso papel estar atentos para as experiências literárias, textualidades contemporâneas. A diversidade e, sobretudo, a intensidade e a mescla das múltiplas experiências artísticas e "experiências literárias" contemporâneas desautorizam concepções normativas do estético e do literário, que reduzem drasticamente o horizonte de leituras, criando entraves para a renovação do repertório teórico e crítico. Navegando em sentido contrário às normas, incorporamos a pluralidade de valores e de interesses como uma alternativa a ser radicalizada. Portanto, o reconhecimento da existência da multiplicidade de suportes e de formas de inscrição textual nos leva a abandonar a ideia de "texto", em seu sentido mais canônico, a fim de reafirmar a noção de "textualidades contemporâneas", com destaque para o universo das humanidades digitais.

E, com esse espírito - tecido e diálogo com as múltiplas identidades e textualidades plurais da experiência sensível contemporânea - oferecemos o nosso próximo Congresso Intermediário, Circulação, tramas e sentidos na Literatura, a ser realizado em Uberlândia/MG., de 30/07/2018 a 03/08/2018, e para o qual apresentamos o calendário e o planejamento de ações futuras – de forma a podermos, todos nós! – organizarmos em função de mais um evento que nos aproxima e nos representa.

 

 

Diretoria da ABRALIC – 2017-2019

Presidente

Prof. Dr. Rogério da Silva Lima - UnB

Vice-Presidente

Profa. Dra. Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha- UFU

Primeira Secretária
Profa. Dra. Kelcilene Gracia-Rodrigues – UFMS

Segundo Secretário
Prof. Dr. Wilton Barroso Filho - UnB

Primeiro Tesoureiro
Prof. Dr.  Danglei de Castro Pereira– UnB

Segundo Tesoureiro

Profa. Dra. Anna Herron More – UnB

 

Conselho Deliberativo

  • Germana Maria Araújo Sales (UFPA)
  • Marlí Tereza Furtado (UFPA)
  • João Cezar de Castro Rocha (UERJ)
  • Maria Elizabeth Chaves de Mello (UFF)
  • Maria Zaira Turchi (UFG)
  • Regina Zilberman (UFRGS)
  • Roberto Acízelo Quelha de Sousa (UERJ)
  • Socorro de Fátima Pacifico Barbosa (UFPB)

Membros suplentes

  • Marcos Antonio de Moraes (USP)
  • Benito Martinez Rodriguez (UFPR)

 

Veja mais notícias