Os participantes do XVIII Congresso Internacional ABRALIC 2023 que apresentaram comunicação nos simpósios podem submeter seus artigos referentes à apresentação para avaliação da comissão organizadora.

Os textos aceitos pela comissão serão publicados na forma de capítulos de livro em uma coleção de e-books — um projeto que conta com uma equipe de pareceristas e com a atuação de uma comissão editorial e que resultará em volumes com número autônomo de ISBN.

Os textos aceitos passarão por um processo de revisão e pode haver solicitações de modificações ou correções em seus textos antes da publicação.

Os autores que submeterem seus textos devem estar de acordo em realizar os ajustes solicitados - caso contrário, o texto poderá ser recusado.

Para enviar seu texto, basta fazer login no site da ABRALIC e acessar sua área restrita.

Não será aceito o envio por e-mail ou outros métodos. Apenas o envio via sistema será aceito.

A editoração de uma coleção de livros acadêmicos é um processo complexo e demorado que envolve dezenas de profissionais, entre revisores, editores, pareceristas, membros da comissão editorial, consultores, tradutores, designers, diagramadores e outros profissionais do livro. A previsão é de que uma coleção de mais de dez volumes resulte de um evento como o nosso, que conta com mais de mil e trezentos participantes. Sendo assim, o prazo de lançamento desta coleção pode exceder os dezoito meses a contar do prazo final de envio dos artigos pelos autores. Ao submeter seu artigo, você está concordando com essa previsão de prazo, estipulada de maneira a assegurar a excelente qualidade do produto editorial.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES:

1. O título NÃO É em caixa alta, Times New Roman, tamanho 12, itálico e centralizado.

2. O nome do(s) autor(es) deve ficar logo abaixo do título do artigo, separado por um espaço simples acima e abaixo e com alinhamento à direita. As informações sobre o(s) autor(es) devem ser colocadas em nota de rodapé.

3. O artigo deve ter no mínimo 8 páginas e no máximo 10 páginas, incluindo as referências.

4. A fonte é Times New Roman em tamanho 12.

5. O texto é justificado.

6. O espaçamento entre linhas é 1,5.

7. Há um recuo de parágrafo (tabulação) de 1cm.

8. As páginas NÃO são numeradas.

9. O arquivo não tem nenhuma informação no cabeçalho.

10. As margens são: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm.

11. Os intertítulos não são numerados.

12. Há apenas uma linha de espaço entre intertítulo e texto.

13. Não há espaço entre parágrafos de texto.

14. Para as citações de até 3 linhas, escrevê-las no corpo do texto entre aspas, seguidas da referência, conforme ABNT, entre parênteses.

15. Para as citações longas (com mais de três linhas), deverão ser recuadas em 4cm, tamanho 10, espaçamento simples, sem aspas.

16. Não use reticências em início nem em fim de citação. Não use parênteses com reticências. Use colchetes com reticências.

17. As referências devem vir no final do texto, de acordo com as normas da ABNT, precedidas pelo título REFERÊNCIAS (caixa alta, tamanho 12, negrito, centralizado).

18. A lista com as referências das obras deve seguir a formatação do corpo do texto, mas com alinhamento à ESQUERDA, sem entrada de parágrafo e com o intervalo correspondente a um espaço entre uma referência e outra.

19. O arquivo deve ser salvo em formato DOCX. Envios em formatos diferentes, ou que não utilizem as normas aqui exigidas, ou assinados por pessoas que não estiveram presentes, NÃO SERÃO ACEITOS e, portanto, não serão publicados.

20. Use tabelas e quadros apenas quando forem absolutamente indispensáveis.

21. NÃO É PERMITIDO O USO DE NENHUM TIPO DE IMAGEM. Porém, é possível utilizar links que remetam a imagens em notas de rodapé.

22. Caso use um termo em outra língua ou deseje evidenciar ênfase, use o itálico.

23. Não é necessário acrescentar resumo nem palavras-chave ao arquivo.

24. Em caso de dúvidas de formatação, usar normas da ABNT.