Neste artigo, apresentamos uma breve reflexão acerca dos critérios de valoração da literatura (e mais amplamente da cultura) na contemporaneidade. Para isso, centramos nossa análise na série Harry Potter de J.K.Rowling. Mostramos que tanto a crítica literária tradicional quanto o discurso da indústria cultural partilham de semelhanças na avaliação de uma obra como o best-seller de Rowling, comumente destacando sua elevada vendagem ou traçando observações bastante sucintas sobre o enredo. Em oposição a isso, discutiremos como jovens leitores recorrem a meios diversos para tratar a obra. Além da análise dos textos, em vídeos ou artigos, os jovens recorrem ainda a desenhos ou novas narrativas envolvendo personagens da série para mostrar formas variadas de ler, interpretar e valorar uma obra. Assim, como hipótese ainda em desenvolvimento, refletimos sobre as novas formas e critérios de valoração trazidos por jovens leitores, questionando em que medida seu exercício crítico poderia ser apropriado pela crítica literária.
Palavras-chave: Valor. Leitura. Harry Potter. Crítica literária