Este trabalho aborda algumas representações da figura mítica de Helena (de Troia ou de Esparta), principalmente a partir da Ilíada e das tragédias escritas por Eurípedes: As Troianas, Helena e Orestes. Tais reflexões dialogam diretamente com o processo de criação do espetáculo teatral Helena Vadia, apresentado na íntegra no XIV Congresso Internacional da ABRALIC, em 2015, em Belém/PA. Trata-se de examinar alguns fluxos entre o estudo teórico de textos clássicos e contemporâneos em jogo com a experimentação teatral, um movimento de elaboração de texto dramático conjuntamente com a criação cênica. A personagem Helena é apresentada principalmente a partir das análises da historiadora Bettany Hughes, do trabalho em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo de Clara Crepaldi, dos estudos míticos do Prof. Junito de Souza Brandão e das obras dramáticas estudadas. O objetivo deste estudo é comparar como foi representada Helena e outras figuras de mulheres nas obras trágicas citadas, vislumbrando outras leituras a partir das análises de especialistas em história, literatura e das leituras prévias em estudos de gênero da autora-atriz que escreve este texto.