A literatura canônica depende, segundo a perspectiva de alguns teóricos, daquilo que se designa como instâncias de legitimação. Os atores de tais instâncias frequentemente invocados são os órgãos de imprensa especializada; intelectuais renomados; associações e academias literárias, bem como os meios e instrumentos da universidade. A presente comunicação pretende pensar a universidade como instância legitimadora da literatura e do cânone a partir de um estudo de caso. Para tanto, são trabalhados dados quantitativos e qualitativos relativos aos currículos, programas de ensino e à produção de pesquisa em nível de pós-graduação (dissertações de mestrado e teses de doutorado), no campo da literatura, em duas importantes universidade do Brasil, a Universidade de São Paulo e a Universidade Estadual de Campinas. Tais dados derivam de uma pesquisa mais abrangente, desenvolvida inicialmente em nível de pósdoutorado (USP/FAPESP), cujo projeto inicial procurou investigar o estabelecimento da literatura portuguesa como área de ensino e de pesquisa nas universidades brasileiras.
Palavras-chave: universidade; currículo; pesquisa em literatura; instância legitimadora; cânone literário.