Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
A Performance Poética de Stella do Patrocínio Cruzada pela Ancestralidade Afro-Brasileira
Thatiane dos Santos Hecht Cordeiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
A experiência poética singular de Stella do Patrocínio, considerando sua voz e uma escrita advinda de sua voz, suscita o entendimento de Leda Maria Martins em “Performances do Tempo Expiralar, Poéticas do Corpo Tela” (2021, p.15) acerca de uma perspectiva epistemológica da relação corporal performática com o tempo, em que os nossos gestos, falas, modos, tudo o que somos e “o modo como somos” são cosmopercepções que nos constituem, o que nos ajuda a pensar na linguagem performática de Stella e seus múltiplos cruzamentos com sua ancestralidade; Leda traz contribuições cruciais acerca disso, uma delas é afirmar que a parcela majoritária dos povos africanos se origina de regiões que não tinham a letra manuscrita ou impressa como forma de expressão dos saberes (p.17), traço esse que há de se considerar que cruza o corpo de Stella e se manifesta em sua expressão performática: o falatório; ainda que ela também escrevesse em fragmentos de papelão até hoje não encontrados, o seu falatório possui potência de se reconfigurar além de épocas e além de si mesma. A ancestralidade afro-brasileira que atravessa a performance da artista, reverbera os movimentos da memória, da identidade enquanto mulher negra, periférica e vítima de um sistema repressivo manicomial dois antes antes da ditadura militar até o fim de sua vida, além da simultaneidade entre passado, presente e futuro. “Eu não tenho que enfrentar nada / Eu tenho que enfrentar a violência / A brutalidade e a grosseria / E ir à luta pelo pão de cada dia” (p.122), um dos versos de Stella que nos remete também à obra “Interseccionalidade” de Cátia Akotirene, que possui um olhar epistemológico sobre o atravessamento hereditário colonial em ser obrigada a tudo aguentar e suportar (2019, p.16), trazendo à tona especificidades que distinguem, inclusive, o feminismo negro do branco.
Palavras-chave: Stella do Patrocínio; Ancestralidade Afro-Brasileira; Feminismos; Poesia Performática; Falatório performático.
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