A “iluminação mútua das artes” durante a maior parte do século XIX gerou novas formas e gêneros artísticos em que as fronteiras entre as artes fossem cada vez mais tênues. Nesse contexto, especificamente na música, surge o Poema Sinfônico, um dos gêneros mais requisitados pelos compositores românticos e certamente o grande responsável pelo diálogo entre a literatura, as artes visuais e a música. Salvo suas especificidades o Poema sinfônico tem como finalidade estreitar as relações entre as artes envolvidas, e através de evocações sonoras ou mesmo imitações, direcionam o ouvinte à sua obra de referência. Como objeto de análise a escolha do Poema Sinfônico Marabá se destaca por seu enredo, suas especificidades composicionais e a sua repercussão crítica. Nesse âmbito, a partir de conceitos imanentes ao tema, nosso aporte teórico será estabelecido a partir da sedimentação de diálogos entre obras e conceitos de Jacques Aumont (1993), Claus Clüver (2006), Leo Hoek (2006), Yara Caznok (2008) entre outros teóricos, que servirão de alicerce para a fundamentação do presente trabalho.