Cleo Amorim Nascimento (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
A literatura tem como característica própria dar voz a uma gama de sentimentos nos quais os autores se pautam para deixar fluir as mais variadas histórias, sejam elas ficcionais ou biográficas. Nesse sentido, cabe destacar entre os gêneros literários o poema, pois ele pode ao mesmo tempo juntar o lírico ao real fazendo ecoar vozes que além de contar suas histórias recolhem dentro de si a essência do não dito, para em um determinado momento fazer ressoar aos que ouvem a verdade sobre o que lhes constrói. A história de cada um compõe-se de pequenos fragmentos que se unem em um movimento atemporal revelando que só somos inteiros quando nos reconhecemos nos pedaços uns dos outros. Nesse contexto, a presente comunicação busca discutir como se dá a construção da voz feminina e negra dentro da poesia de Conceição Evaristo, escritora e poetisa afrodescendente, um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, a partir da análise dos poemas Eu-mulher e Vozes-mulheres, a fim de discutir o lugar de fala da mulher negra dentro da literatura feminina, bem como discutir questões de identidade relacionadas a mulheres, negras e poetas dentro da literatura afro-brasileira. Convém destacar que este trabalho terá como embasamento teórico Davis (2016), Schmidt (2012), Ribeiro (2017), entre outros.
Palavras-chave: Literatura feminina; Poesia afro-brasileira; Identidades.