Paulo Henriques Britto, em Formas do nada, de 2012, promove inovações do gênero poesia e das formas fixas do texto poético, por meio de diálogo com a tradição, conciliação de linguagem coloquial e formas canônicas, criação de sonetos inusitadamente deformados e uso de matrizes clássicas informais, elementos estudados pela crítica de sua obra. Interessa a este trabalho analisar os poemas em série da obra Formas do nada e suas relações com outras artes, especialmente a pintura e sua tradição seriada. Há insuficientes estudos sobre o recurso expressivo da seriação na obra de Britto, embora o referido autor o empregue frequentemente. A composição poética seriada estabelece polissemias e intertextos promotores de intercâmbio de sentidos entre os poemas, oferece unidade à obra ao fazer de cada poema um módulo que com outros formará um todo orgânico. Os poemas seriados de Formas do nada funcionam como blocos sintaticamente relacionados que imprimem narratividade aos textos. Esta obra apresenta oito séries de poemas que juntas totalizam 37 textos geradores de importante diálogo entre poesia, narrativa e pintura. No poema “Tríptico com hotel e sirene”, Britto reúne força visual, sonora e sinestésica ao aproximar o tempo da poesia e o espaço da pintura, diálogo presente na literatura clássica, ressignificado na poesia contemporânea do poeta. Compreender o modo de presença da tradição serial na poesia de Britto e suas atualizações quando do uso do recurso da seriação na obra Formas do nada são objetivos deste trabalho.
Palavras-chave: Poesia brasileira contemporânea. Paulo Henriques Britto. Formas do nada. Seriação.