Objetiva-se neste texto, a partir de estudos teóricos centrados no leitor e na exploração do imaginário e da fantasia na produção destinada ao jovem, refletir acerca do diálogo que se estabelece entre os livros Meu pé de laranja lima (2013), do brasileiro José Mauro de Vasconcelos (1920-1984), e Comandante Hussi (2006), do cabo-verdiano Jorge Araújo (1959-), ilustrado pelo angolano Pedro Sousa Pereira (1966-). Para a consecução desse objetivo, constrói-se a hipótese de que as duas obras possuem, na representação da infância, potencialidades emancipatórias para seu leitor, permitindo-lhe ampliar seus horizontes de expectativa (ISER, 1999). Justifica-se esta reflexão, pois ambas narrativas apresentam uma estrutura de apelo que explora a ternura, a dor e o sofrimento. Além disso, exploram elementos alegóricos na representação do imaginário de seus protagonistas. Para a análise dessas obras, os pressupostos teóricos da Estética da Recepção, bem como os princípios da literatura comparada serão utilizados, visando a reconhecer como seus autores representam a infância na constituição de seus protagonistas e como projetam seu leitor implícito. Pela análise da materialidade discursiva de seus enredos, pretende-se, ainda, compreender como a elaboração artística e literária de ambas efetiva-se.
Palavras-chave: Diálogo entre textos. Leitor. Representação da infância.