Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
A MEDIAÇÃO NO GOSTO PELA LEITURA LITERÁRIA
Solange Salete Toccolini Zorzo (IFBA)
O texto literário apresenta a existência humana, com todas as suas dimensões: a alegria, o sofrimento, a angústia, o medo, a morte... A essência humana está presente nessas obras. Essa característica da literatura lhe confere uma importante função: tornar o mundo compreensível ao leitor, permitir-lhe vivenciar outros contextos e tempos. Para Cosson (2006), essa possibilidade confere ao texto literário um papel humanizador. “A literatura, desse modo, torna-se uma reserva de vida paralela, onde o leitor encontra o que não pode ou não sabe experimentar na realidade” (Bordini, Aguiar, 1993, p. 15). É nessa linha tênue entre realidade e ficção que se investigou tanto na obra Infância (1993) de Graciliano Ramos quanto nas autobiografias elaboradas por duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio, as experiências desde a tenra infância com a leitura literária, bem como as impressões obtidas em relação à literatura. Para efetivar esta pesquisa, partimos de algumas vertentes teóricas, primeiramente, a análise literária e suas respectivas mediações, a partir de Candido (2006 e 2011) , Petit (2013 e 2019), Cosson (2006) e Freire (1967, 1980 e 1989), entre outros. Com o auxílio dessas teorias, analisa-se as memórias dos estudantes em relação à importância da mediação na leitura literária, bem como o desenvolvimento de projeto de leitura literária para averiguar a importância da mediação da leitura pela própria escola em que a pesquisa está sendo efetuada. Além disso, devido ao próprio gênero estudado, contamos com as pesquisas de Philippe Lejeune (2008) e seu conceito de “pacto autobiográfico”, entre outros pesquisadores e teorias que são pertinentes para a nossa pesquisa.
Palavras-chave: Autobiografia; Leitura literária; Mediação.
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