A história da dramaturgia moderna no Brasil é anterior ao surgimento de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, não obstante parte da crítica teatral brasileira conferir-lhe todos os louros do pioneirismo e ineditismo. Em perspectiva materialista, todavia, pensando as vicissitudes da formação do sistema literário – descontinuidades, rupturas, soluções arrojadas etc. –, a história de uma forma estética proeminente, que tenha força de estilo e se imponha como parâmetro, reclama mais rigor. Desse modo, pode-se dizer que, desde o início do século XX, a reorganização das trupes itinerantes, o estabelecimento de algumas companhias amadoras nos grandes centros, o enfraquecimento, aliás, da oposição entre profissionalismo e amadorismo, no contexto da perda da relativa importância que o teatro apresentava como entretenimento urbano e público, apontam para uma transformação da forma que se processa ao longo de décadas, do qual fazem parte tanto as produções de Nelson Rodrigues como os resultados do TBC e as conquistas experimentais do Arena.
Vianinha viveu o teatro como problema, no sentido do empenho na construção de um material que fosse nacional, engajado, instrumental, universal e esteticamente autônomo, tudo o que, dentro daquilo que as teorias e historiografias da arte costumam registrar, é tido como contraditório. Viveu o teatro como problema também em virtude de ter atuado no e pelo teatro, desempenhando as funções de ator, escritor, produtor, organizador de categoria, propositor de um espaço cultural estável.
Dessa forma, procura-se analisar como, ao longo de sua extensa produção teórica e crítica sobre o teatro brasileiro, Vianinha propõe a sua história recente, sobretudo investigando qual a pertinência do relevo que atribui ao Arena na formação e consolidação do teatro moderno. Isso significa investigar os pressupostos que consubstanciam a historiografia dessa companhia que Vianinha nos apresenta, suas relações históricas e ideológicas estruturantes, tomando como base artigos escritos entre 1958 e 1962.
Palavras-chave: Vianinha. Arena. História da dramaturgia brasileira.