O final dos anos 70 e a década de 80 brindaram espectadores com incontáveis litros de sangue derramado. Freddy, Jason e Michael Myers fizeram inúmeras vítimas em suas franquias de filmes, embora poucas delas sejam memoráveis. Uma das franquias de maior sucesso no horror do novo milênio, Jogos Mortais (2004-2010) apresenta novos paradigmas dentro do cinema de horror, especialmente no que tange às formas de submissão, tortura e morte das vítimas. O objetivo desta proposta é identificar tais mudanças e verificar de que formas a série de filmes se afilia ao gótico através da desumanização e consequente monstrificação do ser humano. Parte-se da hipótese que a vítima deixa de ser apenas mais um corpo que será devidamente localizado ao final da narrativa, para ser um indivíduo mais facilmente percebido como ser humano por parte do espectador. O objetivo é justamente estabelecer tal característica para que ela seja revertida depois, uma vez que as torturas físicas e psicológicas a que os jogadores são submetidos são calcadas em princípios da doutrina sádica e de desumanização.
Palavras-chave: Gótico. Sadismo. Desumanização. Jogos Mortais.