O presente trabalho pretende apresentar uma leitura dos contos do escritor mexicano Juan Rulfo, em cuja ficção ocorre um "descarnamento" dos traços pitorescos que adquirem universalidade, por transfigurados e subvertidos que são os contornos humanos das personagens de seus contos e as paisagens que neles figuram. Será mostrado, para tanto, como, na produção do referido escritor mexicano e de alguns outros escritores latinoamericanos, como Guimarães Rosa, os espaços, embora sejam "marcos em ruínas da História" (Arrigucci, 1987, p.168), não se delimitam por fronteiras específicas, bem demarcadas e bem situadas, pois se situam fora do tempo histórico. Explorar, portanto, um pouco da matéria ficcional rulfiana, evidenciando como o escritor consegue abolir as fronteiras entre o local e o universal; o trágico e o cômico; o sagrado e o profano; a vida e a morte; o oral e o escrito para criar a densidade de sua atmosfera poética constitui o objetivo deste trabalho. De forma específica, será mostrada, a partir de uma leitura do conto "Talpa", o modo como Juan Rulfo justapõe os opostos, desde a dimensão universal que dá aos seus temas, ainda que partindo de uma motivação local até a abordagem mítico-religiosa do sagrado e do profano, da culpa e do perdão, de Deus e do diabo.
Palavras-chave: Ficção. Local. Universal. Juan Rulfo. Sagrado. Profano.