Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa sobre a escolarização da literatura nas escolas de Ensino Médio do município de Xinguara no estado do Pará. A abordagem metodológica utilizada, o estudo de caso, permitiu que se utilizasse uma variedade de instrumentos metodológicos, técnicas e procedimentos, típicos de estudos qualitativos, entre eles a entrevistas e a análise do material didático. Neste recorte, buscou-se verificar se nas escolas pesquisadas é desenvolvido algum projeto que estimule a leitura de obras literárias e, por extensão, que vise à formação de leitores literários. Investigou-se também quais critérios são adotados para a escolha das obras a serem lidas pelos alunos e como são feitas as avaliações a respeito dessas leituras. A partir da análise dos dados, constatou-se que os PPP das escolas pesquisadas não contêm projetos de incentivo a leitura e a formação do leitor de literatura e que a principal influência na escolha dos conteúdos e das leituras literárias são os processos seletivos, destinados ao ingresso nas universidades do estado.
Palavras-chave: Escolarização da Literatura; Leituras literárias; Mediação docente.