Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
A leitura e analise de textos literários como instrumento facilitador para o aprendizado da Língua Portuguesa no Ensino Básico
RAIMUNDA FERREIRA RODRIGUES (UFOPA)
Esta comunicação tem como objetivo demonstrar a importância do ensino da literatura como estratégia facilitadora no processo de aprendizagem da língua portuguesa no ensino básico. O recorte objetiva explanar sobre o imaginário da Amazônia brasileira manifesto nos estados do Amazonas e do Pará, na ficção narrativa. Neste sentido, utilizamos narrativas da obra Belém de Arrepiar (2021), de Nathan de Moura, como estratégia de experiência de leitura/escrita com alunos do 9º ano a fim de estimular o interesse pelas narrativas com conteúdos regionais; preservar identidade e memória culturais; desenvolver habilidades no campo de atuação artístico-literário do contar e recontar contos, sob os fundamentos das orientações da Base Nacional Comum Curricular Ensino Fundamental Anos Finais – EF69LP53 (2008), e de investigações sobre a educação literária. A pesquisa de fundamentação teórica está em abordagens preliminares, bem como a aplicação do projeto de ensino (rodas de conversa a fim de identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o subgênero conto; verificação de atividades desenvolvidas por diferentes docentes de Língua Portuguesa, no âmbito literário). Escolheu-se cinco contos de Moura: “Mundiado por Curupira”; “A lenda do Tabatajá”; “Surra de Matinta”; “A moça que virou estátua”; “A lenda da Cobra Grande”. Esses textos servirão de estudo e de motivação para um produto educacional sobre narrativas a ser criado pelos alunos e finalizado em uma mostra literária no ambiente escolar.
Palavras-chave: Ensino da Literatura; 2- Narrativas; 3- Imaginário Amazônico; 4- Conto/Reconto.
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