O ensaio propõe uma abordagem sobre o espaço literário e o espaço arquitetônico a partir da livre comparação entre duas unidades narrativas distintas: o conto, enquanto unidade narrativa literária, e o bairro, enquanto unidade narrativa urbana. Inicialmente, apresenta-se uma breve exposição da teoria do conto com base em alguns textos da crítica literária em Vladimir Propp, Edgar Alan Poe e Julio Cortázar. Em seguida, desenvolve-se o conceito de “bairro” a partir de Pierre Mayoul e Michel de Certeau em “A invenção do cotidiano 2 – morar e cozinhar”, investigando argumentos comparativos entre as duas unidades – o conto e o bairro - a partir das suas semelhanças enquanto unidades narrativas urbanas. Os elementos mais significativos do bairro podem ser também os seus constituintes, como o acontecimento central é no conto. O conto é uma bolha tênue de tensões e efeitos que fazem o leitor se embriagar em menos de uma hora de leitura, assim como o bairro apresenta o seu espaço reconhecível em uma caminhada, no deslocamento do pedestre. Fora desse espaço, ou no limite dele, a cidade se tranforma e confunde os sentidos, porque se perdem as referências familiares e cotidianas e, consequentemente, o espaço reconhecível. Desse modo, o conto é semelhante ao bairro, assim como a sua extensão, o romance, é semelhante à escala urbana. A intensidade que prende o leitor no conto pode, no espaço urbano, ser traduzida como proximidade e acolhimento. O “próximo” e o “distante” não são propriamente mensuráveis em distâncias físicas, mas podem ser compreendidos pelos conceitos de acessibilidade, acolhimento, familiaridade, recognocibilidade e apropriação. Envolvido por sua bolha de sabão, o conto tem seu espaço máximo e tênue de tensão narrativa, onde deve flutuar, autômato, antes que esse limite se rompa.