Zulema Costa dos Santos (UFPA), Fernando Maués (UFPA)
Durante o ano de 2013, como atividade do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realizou-se em escolas públicas de Ensino Médio de Belém (PA) a oficina denominada “Qual é sua imagem”, cujo texto central era o conto “O carro dos milagres”, de Benedito Monteiro. Organização e aplicação da oficina foram fundamentadas em COSSON (2006) e GIROTTO & SOUZA (2011), cujas propostas focam na propriedade comunicativa do texto literário e na explicitação de estratégias metacognitivas como instrumentos para o letramento literário. A atividade contou com apresentações de vídeos, imagens, mas, principalmente, com a leitura integral do conto em sala de aula, com pausas para explicitação de estratégias de leitura usadas e comentários acerca de aspectos fabulares e estéticos da obra. No final das atividades, os alunos demonstraram grande interesse pelo conto e capacidade de síntese (entendida aqui como articulação entre o que se lê e nossas impressões pessoais, o que o texto revela e o que revela de nós e em nós). O objetivo deste trabalho é refletir sobre as condições de ensino de literatura nas escolas da Educação Básica, a oficina realizada, suas estratégias e os resultados alcançados, em especial no que diz respeito à recepção dos estudantes do Ensino Médio ao conto de Monteiro.
Palavras-chave: Ensino de Literatura, Letramento literário, Literatura no Ensino Médio