Karina Lobo Magalhães Castro (UFAM), Paulo M. Nunes (UNAMA)
Este artigo tem o intuito de apresentar uma proposta metodológica – resultado de uma experiência como docente em uma escola pública da rede estadual de Manaus – voltada à utilização da Literatura Africana como importante instrumento para a mudança de postura na construção de uma educação antirracista, voltando-se especificamente para aplicação da metodologia em uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Com embasamento na Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da cultura e história afro-brasileira e africana nas instituições de ensino, assim como nas Diretrizes Curriculares Nacionais que a implementa na educação brasileira, busca-se uma compreensão acerca da importância do ensino da literatura africana para uma educação antirracista, tomando como alicerce, principalmente, os estudos do antropólogo Kabengele Munanga que versa sobre temas como: negritude, mestiçagem e identidade negra no Brasil, assim como seu reflexo no contexto da educação brasileira. Nessa perspectiva, pretende-se utilizar o debate acerca dos textos Grito Negro, de José Craveirinha, e as Mãos dos Pretos, de Luís Bernardo Howana, de uma forma dinâmica e motivadora, com o intuito instigar os alunos a refletirem sobre a visão ainda preconceituosa sobre o negro, transformando-os em agentes no combate ao preconceito racial dentro e fora do ambiente escolar.
Palavras-chave: Literatura Africana, Educação Antirracista, Lei Federal 10.639/03