Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
A influência da literatura no percurso de docentes atravessados pela deficiência
Crizeide Miranda Freire (Universidade do Estado da Bahia - UNEB)
Este trabalho - A influência da literatura no percurso de docentes atravessados pela deficiência - aporta-se em uma pesquisa em andamento de doutoramento pelo Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural. Objetiva-se refletir as práticas de formação docente, considerando discussões teóricas entrelaçadas com a literatura voltadas para pessoas neurodiversas ou com deficiências. A dimensão das práticas de formação docente tem como cerne a inclusão, a acessibilidade e a permanência de pessoas neurodiversas ou com deficiências tanto nos espaços escolares quanto em outros espaços educativos e socioculturais. É preciso tomar a linguagem, a língua e a literatura para repensar e reexistir (SOUZA, 2011), indo além da escuta sensível e produzindo outros sentidos. Desmontam-se estruturas fixadas da não visibilidade para uma percepção mais visível, que transcenda a um não padrão e tome o outro como parte de um contexto social em sua diferença. Para tanto, a dimensão da professoralidade se faz necessária (PEREIRA, 2016), em que o docente, com suas habilidades formativas, pode transgredir suas práticas pelo agenciamento das diferenças, que se constituem no processo de subjetivação (DELEUZE; GUATTARRI, 1997). Logo, o texto literário é um fator de transformação, pois é no agir pela literatura que o processo de professoralização vai se configurando numa dupla captura com aqueles que se constituem diferentes. É preciso um olhar para a leitura de outros textos literários, para que se possa ler de forma caleidoscópica, sem muros e sem barreiras. Dessa forma, podem-se romper as estruturas do capacitismo e trazer o olhar à literatura no espectro, que reflita ética e esteticamente outras nuances e que insira, no contexto das práticas docentes, a escuta das vivências presentes nos textos escritos voltados para pessoas com deficiências. Assim, os docentes em constante formação ao formar também se permitam se autoformar em um processo contínuo de transformação.
Palavras-chave: Percurso docente; Diferença; Literatura; Formação de professores.
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