Edinaldo Pimentel (UFPA), Maria de Fátima do Nascimento (UFPA)
O Projeto de Mestrado: Leitura de poemas: uma proposta para o ensino fundamental tem como objetivo a produção e a aplicação de material pedagógico, bem como a análise dos resultados da utilização desse material na sala de aula. As atividades desenvolvidas com poemas de autores consagrados e não consagrados pelo cânone, que produziram no século xx, destinam-se a alunos do 7º ano do ensino fundamental e busca levá-los às várias maneiras de ver e compreender o mundo por meio do gênero poema, analisado não somente como uma forma de expressão de sentimentos do autor, mas também como um instrumento de diálogo entre o autor-leitor-sociedade. Para alcançar esse objetivo utilizamos, com algumas adaptações, a sequência didática criada por Cosson (2012), constituída pelas fases da motivação, introdução, leitura e interpretação. O projeto surgiu a partir da inquietação do pesquisador, enquanto professor da educação básica que se vê confrontado com os estudos teóricos sobre a leitura de textos literários, que mostram que as práticas de ensino da literatura que desenvolvia em sala de aula não o ajudavam na formação do leitor pretendido e ainda reforçavam o afastamento dos alunos da leitura de textos literários.
Palavras-chave: LITERATURA, LEITURA DE POEMAS, ENSINO FUNDAMENTAL