O presente trabalho busca evidenciar as relações entre Literatura e Música na obra de Mário de Andrade, especificamente em Pauliceia Desvairada. Esta ideia se justifica pela ligação existente no âmbito das duas artes e de como o escritor paulista, munido de seu conhecimento como musicólogo, combina-as a fim de engrandecer a arte literária. Através disto estudarei o intercâmbio de técnicas das duas artes uma vez que, ao fazê-lo, Mário de Andrade almejava enriquecer a escrita literária que, para ele, mostrava-se atrasada em relação às inovações estéticas musicais da modernidade. Para tal, o escritor paulista, no seu "Prefácio Interessantíssimo", discorre sobre o desenvolvimento da arte literária a partir da estética musical e funda a chamada "polifonia poética", que, com a instauração do chamado "verso harmônico", determina uma forma de escrita na qual o conceito da harmonia musical é aplicado à literatura, elaborando assim uma estética moderna crítica aos modelos tradicionais. Além disso, Mário de Andrade compõe poemas em que molda estruturas musicais vigentes como é o caso do "Noturno" e do "Oratório" à sua prática poética, como são os casos evidentes de "Noturno" e de "As enfibraturas do Ipiranga". A partir destes pressupostos, busco estudar seus poemas pensando como os artifícios e conhecimentos musicais provocam significações particulares, ritmos diferenciados e, consequentemente, a instauração de uma nova estética baseada na "polifonia poética", muito cara às concepções do modernismo brasileiro em torno da renovação da literatura a partir da liberdade criativa. O trabalho fundamenta-se principalmente nas ideias de Luís Piva que, em Literatura e Música, evidencia a correlação entre as duas artes para estabelecer a interrelação de ambas como forma de constituição de um conhecimento mais amplo da literatura, pautado na interterxtualidade.
Palavras-chave: Mário de Andrade, Poesia e Música, Pauliceia Desvairada