Este trabalho pretende cartografar uma produção lírica contemporânea, cujo sujeito se caracteriza pelo prazer de olhar. Para tanto, com base em uma concepção transdisciplinar dos estudos literários, amparada nas abordagens de Jonathan Culler (1999), Eneida M. De Souza (2002) e Andreas Huyssen (2002), empreende-se uma breve revisão da teoria da lírica tradicional e dos estudos sobre lírica moderna de Hugo Friedrich (1978), com vistas a sinalizar que, na contemporaneidade, a poesia lírica pode ser compreendida não como a expressão da essência de um sujeito, mas se organiza em torno de um eu que se debruça sobre o outro (Michel Collot, 2004), como um voyeur. Nessas circunstâncias, para a configuração do sujeito lírico voyeur, são mobilizados os signos de um imaginário urbano global, relativos, principalmente, à cultura pop, como é possível observar na produção de poetas como Angélica Freitas, Caio Meira, Ramon Mello e Fabrício Corsalletti.
Palavras-chave: poesia, sujeito lírico voyeur, cultura pop