Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
A escrita como criação, entre (re)determinações e rupturas
TIAGO DE HOLANDA PADILHA VIEIRA (UFMG)
A criação literária foi e é, frequentemente, descrita e louvada como instrumento para transmitir, com exatidão, determinações pertencentes ao que seria o mundo real. Desse modo, identifica-se “produzir” (literatura) com “retratar”, “reproduzir” (realidades), ainda que a equiparação apresente matizes. Alguns pesquisadores (entre os quais, Luiz Costa Lima e Nabil Araújo) têm apontado tal perspectiva teórico-crítica como predominante nos estudos literários brasileiros. Em contraste com essa tradição, que presume conhecer realidades “em si mesmas”, o presente trabalho tenciona explorar a hipótese de o ato de escrever – e, mais amplamente, o de produzir, de criar – não se identificar com reproduzir. Planejamos sustentar a ideia de que, na escrita – ou nas escritas, já que estas podem exercer diversas funções –, o que é demarcado como mundo real não é meramente dado, mas ele e o ato escritural (notadamente, a produção literária) que o tematiza compõem uma mútua contextualização, de modo que nenhum dos elementos seja isolável como fundamento semântico. A escrita altera o que é percebido como realidade; esta é retomada-desfeita como material de criação, assim como na operação de leitura. Tal proposta é desdobrada em diálogo com Wolfgang Iser, Cornelius Castoriadis e Jean-Paul Sartre. Esses autores – especialmente, o modo como abordam o conceito de imaginário – possibilitam caracterizar a criação (não apenas as modalidades qualificadas como escriturais ou literárias) como uma transformação não-originada, como uma causação não-causal, em que se interdeterminam a presença de elementos dados e a anulação destes mesmos elementos. Ao efetuar-se como uma espécie de excesso, como uma transgressão de fronteiras virtualmente infinita, o processo criador é responsável por toda determinação e, ao mesmo tempo, faz que esta seja sempre relativa e provisória.
Palavras-chave: Escrita; Literatura; Criação; Imaginário.
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