Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
A escola como espaço possível para o efetivo contato com a literatura
Júlia das Neves Mateus (Universidade do Sul de Santa Catarina), Chirley Domingues (Universidade do Sul de Santa Catarina)
A comunicação proposta emerge de uma pesquisa de mestrado defendida em 2022, na qual nos dedicamos a refletir sobre o espaço ocupado pela literatura na educação básica brasileira. Nosso objetivo foi analisar o contato dos alunos de uma escola pública federal com a literatura, no âmbito de um projeto de leitura intitulado Confraria Literária. A pesquisa, definida como um estudo de caso, contemplou análise documental, entrevistas e aplicação de questionários, envolvendo a professora idealizadora do projeto e os alunos participantes. Na apresentação aqui proposta, vamos dar ênfase à análise do acervo memorialístico do projeto lançando luz sobre o material de divulgação dos eventos do Confraria, as produções escritas e audiovisuais elaboradas nas atividades do projeto, além dos registros fotográficos dos encontros. Nossa análise teve como aporte teórico autores como Candido (2017) e suas reflexões sobre o acesso de todos os cidadãos à literatura. Além disso, recorremos à Zilberman (2009; 2012), Rezende (2013) e Rouxel (2013) que problematizam o ensino e a leitura da literatura na escola. Por fim, nos aproximamos de Dalvi (2021) no que se refere à importância de trazer para a discussão questões sociais, econômicas e culturais, uma vez que estas estão diretamente relacionados ao ensino de literatura no nosso país. Com a pesquisa, concluímos que houve o contato efetivo dos participantes do Confraria com a leitura literária, que resultou, por sua vez, na ampliação do repertório literário dos alunos da educação básica da instituição de ensino proponente do projeto. Ganhou relevo na investigação, também, a atuação da professora idealizadora do projeto, responsável direta pelo envolvimento dos estudantes/confrades com as leituras propostas, o que nos levou a compreender a importância indiscutível do nosso papel como mediadores de leitura no contexto escolar.
Palavras-chave: Ensino de literatura. Contexto escolar. Leitura literária.
VOLTAR