Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
A defesa da literatura: a leitura literária no referencial curricular
THAÍS FEITOSA DE ALMEIDA (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ)
Há registros de que, pelo menos desde a Antiguidade, a ficção sofre ataques e tem a necessidade de ser defendida. Ao longo do tempo, literatos e críticos literários foram os principais atores que advogaram por essa causa. Atualmente, no Brasil, assim como em outros países, a literatura está enquadrada como disciplina escolar na educação básica. Antes tarefa de escritores e críticos, a defesa da literatura ganhou novos guardiões, os professores. Como um direito humano (CANDIDO, 2011 [1988]), que possibilita não só a experiência estética literária, mas também a ampliação da “leitura” do mundo (FREIRE, 1989), a leitura literária pode fomentar questionamentos e a transformação da realidade. No entanto, conforme ressalta Walter Benjamin (2017 [1929], p. 122), a educação burguesa visa “o concidadão útil, socialmente confiável e ciente de sua posição”, que não questione as desigualdades de raça, classe, gênero, pilares do sistema capitalista. Com vista a isso, constatamos que o desenvolvimento do pensamento crítico da classe trabalhadora é indesejado no atual contexto político brasileiro, conservador e moralista. Nesse sentido, cumpre observar de que forma o trabalho com a leitura literária é orientado nos referenciais curriculares das escolas públicas brasileiras. Assim, seguindo a trilha das pesquisas recentes a respeito do ensino de literatura no Brasil e suas relações com os documentos oficiais, a presente comunicação visa analisar o espaço dispensado à leitura literária no Referencial Curricular Municipal de Niterói (2020, município da região metropolitana do Rio de Janeiro. Serão observados o conceito de literatura e os pressupostos teóricos dos estudos literários privilegiados pelo documento, e a relação do referencial curricular municipal com a Base Curricular Comum Nacional (BRASIL, 2017), entre outros aspectos.
Palavras-chave: Leitura literária; Ensino; Referenciais Curriculares.
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