Este estudo propõe a análise de alguns dos poemas do livro Roteiro dos Tantãs de Oliveira Silveira com o objetivo de verificar o diálogo da poética do autor com as propostas da Negritude e do Pan-africanismo. Para isso, empreenderemos os estudos referentes às questões de resistência, africanidade, negritude e afrodescendência que serão contemplados através dos pressupostos teóricos e históricos de Nascimento (1981), Appiah (1997), Cuti (2010) e Munanga (2012), entre outros. Abordando uma das perspectivas sobre o Pan-africanismo, Elisa Nascimento explica que há uma tendência equivocada em interpretar o movimento como um ultimato para os africanos da diáspora em seu retorno à África. Embora seja uma realidade das primeiras manifestações, em seguida o movimento passou a ser compreendido como uma “luta para a libertação dos povos africanos em todos os lugares onde se encontrem” (NASCIMENTO, 1981, p.74). Sobre a negritude na contemporaneidade, Munanga defende a negritude como um tema atual, como parte da luta para a configuração de uma identidade negra positiva. O ponto de vista filosófico e analítico sobre o Pan-africanismo exposto por Appiah, em Na casa do meu Pai, já revela no prefácio a intenção do autor de mostrar a proposta de um Pan-africanismo sem racismo. Os poemas analisados foram selecionados do livro Roteiro dos Tantãs (1981), do escritor brasileiro Oliveira Silveira, que segue em busca das origens africanas, ancestralidade e das configurações identitárias na retomada das origens africanas, destacando uma poética de resistência, na busca de uma cultura e na afirmação da identidade negra, além da relação com a negritude e denúncia dos preconceitos. Nesse sentido, para o escritor e pesquisador Luiz Cuti, a partir do surgimento do personagem negro, autor negro e leitor negro, que incorporaram discussões pertinentes aos elementos culturais, sociais e políticos referentes à origem africana, pode-se considerar uma vertente negra na literatura brasileira. Oliveira Silveira, apesar de ser pouco estudado, mostra-se como um dos autores mais representativos da literatura afro-brasileira. Foi um participante ativo do movimento negro brasileiro e publicou diversos livros. Nesse contexto, compreender a relação dos movimentos de valorização da África e dos afrodescendentes com a literatura perpassa por questões históricas, políticas, econômicas e culturais dos países da África e sua diáspora. Assim, entender a trajetória dos principais personagens que participaram e participam das lutas pela integração e libertação dos países africanos torna-se importante para repensar as ideologias do Pan-africanismo e da Negritude, buscando uma ressignificação na contemporaneidade através da literatura e do poeta escolhidos nesse estudo.