Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
O romance sob a ótica de Antonio Candido: o gênero em perspectiva
Jader Vanderlei Muniz de Souza (Universidade Federal do Acre), Erica Maria do Carmo dos Reis (Universidade Federal do Acre)
O romance, enquanto gênero literário, recebe, em estudos vários, análise minuciosa, pausada e detalhada dos elementos estruturais que o compõem. Por outro lado, seu lugar como o gênero que, sobretudo com a ascensão da modernidade a partir do séc. XVIII, ocupa espaço central na literatura do ocidente merece também um espaço de atenção. Uma análise em perspectiva sobre a trajetória do romance pode, entre outras possibilidades, ajudar-nos a compreender como o gênero que melhor representa o auge da modernidade segue sendo produzido e recebendo atenção privilegiada nas décadas iniciais do séc. XXI. Antonio Candido, teórico e crítico literário brasileiro, constrói em sua produção bibliografia essencial para a compreensão da trajetória de consolidação do romance no Brasil, vinculando-o ao processo de formação e consolidação da literatura brasileira, oferecendo também uma importante contribuição para a historiografia do gênero. Diante disso, este artigo tem como principal objetivo elucidar, pela ótica de Candido, aspectos que compõem essa trajetória e o fazem ser identificado e compreendido como tal, inclusive na contemporaneidade. Para isso, fundamentaremos essa abordagem nos seguintes textos de Antonio Candido: “Timidez do romance”; “A personagem do romance” e “O Romantismo no Brasil”, além de outros textos que abordam a teoria e a crítica de Candido acerca do romance e da formação da literatura brasileira, como “Questões de romance: notas sobre Antonio Candido e a crítica brasileira”, de Teruki Otsuka, e “O método crítico de Antonio Candido: forma, lírica e sociedade”, de Betina Bischof, entre outros.
Palavras-chave: Romance; Antonio Candido; Modernidade; Formação da Literatura Brasileira.
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