Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
O protagonismo feminino na cultura de Carimbó: corpo e performance de Dona Onete, uma poetisa cabocla da Amazônia paraense
Francisco Santos Borges (Universidade Federal do Pará), Carlos Augusto Nascimento Sarmento-Pantoja (UFPA)
Esta comunicação abordará o resultado de um estudo etnográfico-exploratório em andamento, a partir da análise de textos que compõe as poéticas amazônicas, em específico, os textos poéticos de autoria feminina, onde na presente investigação corroboramos para a fixação da memória e a resistência de mulheres da Amazônia. Discutiremos sua obra "Banzeiro" problematizando a noção de corpo e de performance na poética de Dona Onete, uma poetisa cabocla do Pará. A investigação, em seu percurso teórico-crítico e metodológico, trará a historiografia pessoal da cantora e compositora, cantadeira e dançadeira de Carimbó, enfatizando, em suas construções poéticas, fragmentos que expressam o espaço e a voz da mulher na produção artística nacional, uma arte que nos possibilite a reivindicação, a aceitação e a valorização de sua poética de autoria feminina amazônica. O diálogo teórico será com Borges (2022), Freitas (2020), Nogueira de Souza (2012), Ratts (2019), Santos (2022), Sarmento-Pantoja (2012), Oliveira (2012) entre outros. Abordaremos a memória de resistência nas artes a partir da trajetória de Dona Onete, corroborando para as investigações que ressaltem a voz persistente da mulher frente ao cânone literário. Dentre as questões que nortearão o presente diálogo, enfatizo: Qual a noção de corpo e de performance da mulher cantadeira e dançadeira de Carimbó? Que memórias e histórias de resistência estão presentes nas narrativas cabocla do Pará? Pretendemos com este trabalho refletir e discutir a noção de corpo, de performance e o protagonismo feminino da poetisa cabocla da Amazônia paraense frente ao cânone literário machista brasileiro, enfatizar a escrita performática na poesia de Dona Onete.
Palavras-chave: Carimbó; poesia; corpo feminino. performance.
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