Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
O Papel da literatura na formação leitora, estética e humana na infância: limites e possibilidade na poesia de Drummond
Sandra Regina da Silva (UnB)
A formação leitora direcionada ao público infantil em espaço de educação formal, apresenta-se como fundamental, pois pode ser o único contato dos estudantes com o livro. desta forma, o interesse desse projeto vinculado ao Poslit – UnB, é realizar uma pesquisa qualitativa do tipo participante, a partir de uma proposta de intervenção com leitura de poesias para crianças e professoras da primeira etapa da Educação Básica. Pretende-se apresentar os poemas de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) como corpus de análise, tomando como ponto de partida, o livro Boitempo-Menino Antigo. A motivação principal desta pesquisa está em compreender como acontece, em dias atuais, o trabalho literário, especialmente com a poesia, nas instituições de ensino no interior do estado de Goiás, especificamente nas escolas que atendem crianças oriundas das zonas rurais no município de Jussara. Verificar ainda, as possibilidades imbuídas nas práticas literárias, para formação leitora e estética na infância. Na ideia de leitura baseada no sentido, a criança é um leitor desde o princípio, o professor é um “facilitador” e um guia; o tratamento é individualizado e a criança deve explorar, formular hipóteses, imaginar e verificar o sentido do texto. Entre os resultados a alcançar inclui-se a compreensão de como a poesia, com as suas especificidades de linguagem, pode potencializar o universo lúdico da criança e favorecer o refinamento da sensibilidade e da percepção crítica e estética. A pesquisa será referendada por autores que se dedicaram à investigação do desenvolvimento infantil, do ensino e outros que estudaram as contribuições da poesia para percepção estética e crítica, como Huizinga (1980), Lajolo (1988), Bordini (1991, 2010), Candido (2008), Vigotski (1998), Aguiar (2001), Zilberman (2003), Colomer (2003), Todorov (2009).
Palavras-chave: Infância; Poesia; Ensino; Literatura.
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