Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVI ENCONTRO ABRALIC
MONTEIRO LOBATO NA SALA DE AULA: NOVAS TECNOLOGIAS PARA A OBRA LOBATIANA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO
Joaes Cabral de Lima (UFPB), Siomara Regina Cavalcanti de Lucena (UFPB)
Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica acerca da literatura de Monteiro Lobato no ambiente escolar, por meio da qual foram realizadas leituras das obras de Lobato, no sentido de alinhá-las à teoria e, assim, encontrarmos respostas para as nossas inquietações acerca do emprego do texto literário no universo escolar, assim buscamos compreender se a literatura vem sendo utilizada nas escolas de hoje e, se há um trabalho com o texto literário, como ele se dá. Por este motivo, objetiva-se discutir, neste artigo, a importância da leitura literária na formação da criança como leitor crítico, por meio do processo de ensino/aprendizagem via leitura das obras de Monteiro Lobato. Se antes no Brasil não havia textos voltados para as crianças, apenas adaptações, é Lobato que consegue transformar esta realidade e cria obras nas quais as crianças assumem o papel de heróis, o que ocasiona uma imediata identificação do novo público leitor com os textos lobatianos. Neste sentido, buscamos identificar como vem sendo lidas as obras de Lobato na sala de aula e se é possível trazer essa literatura para a realidade das nossas crianças de hoje, observando de que maneira a leitura das obras deste autor contribui para a formação de leitores capazes de estabelecer sentidos às múltiplas realidades que os circundam. Neste horizonte acerca da maneira como vem sendo trabalhada a literatura lobatiana na sala de aula, apresentamos a utilização de novas tecnologias que emergem atualmente para o trabalho no universo escolar a partir das obras do autor já mencionado. Então, para refletirmos sobre a presença da literatura na sala de aula e, sobretudo, nesta relação com o texto de Lobato, buscamos apoio em autores como Candido (2004), Cosson (2006), Marisa Lajolo (1982, 1985,1998), Regina Zilberman (1988), Sandroni (1987); por outro lado, no tocante às novas tecnologias como suporte pedagógico, utilizamos Johnson (2001), Kensky (2007), dentre outros. A partir da proposta deste trabalho queremos discutir o lugar da literatura denominada infantil e juvenil no contexto escolar, utilizando as novas tecnologias como suporte pedagógico para o trabalho com o texto literário de Monteiro Lobato. Embora evidenciemos uma crise da leitura, a partir da qual se configuram diversas situações que envolvem texto e leitor, ainda assim, surgem as novas tecnologias como elemento colaborador para a aproximação do leitor com o texto literário. Dessa maneira, é possível destacar que novas práticas para o letramento literário são necessárias, transformando o espaço/tempo do ensino de literatura na sala de aula e garantindo a formação social dos leitores.Palavras-chave: Monteiro Lobato; Sala de Aula; Novas Tecnologias.
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