O livro-diário “Quarto de Despejo” de Carolina de Jesus possui um valor
inquestionável para os debates acerca do papel e situação das mulheres negras no Brasil e como
patrimônio da literatura negra brasileira. Contudo, a obra ultrapassa o enquadramento periférico
e marginal – que a crítica geralmente considera como aspectos particulares – trazendo contornos
que servem para interpretar e compreender a realidade brasileira como um todo. Em seus
registros a autora mostra como é administrar a pobreza na cidade de São Paulo, coração
econômico do país. Mais que a autenticidade do relato de quem vem de baixo, ela denuncia a
humilhação cotidiana sofrida pelos mais pobres e como funciona o ethos da favela, que mantém
o ciclo de exploração e miséria. Ela apresenta a diversidade da composição social da favela
(donas de casa, prostitutas, operários, militares, nordestinos, ciganos); o abandono e
assujeitamento das crianças ao mundo adulto (precocidade das relações de trabalho, amorosas,
sexuais); o universo feminino em situação de miséria; a violência constante. Caracteriza a
pobreza urbana (ausência de solidariedade entre os pobres; degradação moral), a economia da
sucata, um sistema particular de trocas e favores entre moradores e pequenos comerciantes.
Além disso, discute o plano político mostrando o oportunismo eleitoral e a dinâmica de
interesses que acontecem na favela. Há forte presença de igrejas e outras organizações
oferecendo apoio em troca de adesão à fé ou ideologia. Apesar da dependência do Estado ser
grande, sua presença é tímida, precária e violenta. Essa soma de elementos inaugura um novo
par da contradição brasileira no contexto da urbanidade paulistana: Quarto de Despejo & Sala
de Visitas. Alcunhado pela própria autora, esses extremos representam também uma novidade
de perspectiva, pois são formulados por quem vive às margens da opulência. A partir deles é
possível ter uma visão abrangente do funcionamento das cidades brasileiras baseado na
desigualdade herdada do sistema colonial. Em grande medida, percebe-se que a atribuição de
valor canônico depende de aspectos fortemente ligados aos ideais da elite econômica, intelectual
e política. Como não há interesse em superar esse modelo, os diários de Carolina aparecem para
a Crítica Literária de forma particular, mas ela diz respeito a uma massa trabalhadora muito
expressiva que é a base do trabalho nas grandes cidades. Sua descrição se choca frontalmente
com as interpretações consagradas sobre o Brasil e evoca, ao mesmo tempo, a necessidade de
questionar o discurso oficial e buscar novos referenciais para essa autora e essa obra, visto que o
existente não é suficiente para explicá-la.
Palavras-chave: Carolina de Jesus; Literatura; Pensamento Social.