Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Expressões queer na canção brasileira contemporânea: uma leitura de “Zero”, de Liniker
Ana Luiza Martins (UNISC), Rafael Eisinger Guimarães (Universidade de Santa Cruz do Sul)
O presente trabalho propõe uma associação entre canção brasileira e estudos queer e consiste num recorte da tese de doutorado intitulada Elementos queer na canção brasileira contemporânea. A canção popular é entendida como um conjunto de expressões artísticas que, para além do entretenimento, desenvolveu-se como uma das mais importantes representações da brasilidade e, portanto, imbrica-se nos processos culturais e sociais contemporâneos. Nesse contexto, os estudos da canção consolidaram-se como um campo teórico interdisciplinar consistente no Brasil, especialmente em função das reflexões de estudiosos como Charles Perrone (1988) , José Miguel Wisnik (2004), Luiz Tatit (1986; 2002), Elizabeth Travassos (2000) e Santuza Cambraia Naves , (2004; 2010) cujos trabalhos sustentam a análise aqui proposta. Ao ter engendrado um espaço simbólico de questionamento e subversão, a canção popular tornou-se terreno fértil também para manifestações que se contrapõem aos padrões de gênero forjados na sociedade patriarcal heteronormativa. Transcorridas modificações intensas no que tange aos meios tecnológicos de criação, registro e transmissão de mídias artísticas, despontaram no país novos cancionistas, com posturas igualmente transgressoras, que podem ser caracterizadas como expressões queer. O termo denota o que é estranho, desviante do padrão, e abarca uma tendência política e teórica que busca questionar os parâmetros e matrizes determinantes do gênero e da identidade. Essa perspectiva é difundida por teóricas e teóricos como Teresa de Lauretis (1994), Judith Butler (2018), Paul Preciado (2011; 2018), Guacira Lopes Louro (2018) e Larissa Pelúcio (2009), que embasam esse estudo. A partir dessas considerações, propomos a leitura da canção “Zero ”, da cancionista Liniker, lançada no EP Cru (2015), em sua modalidade audiovisual, publicada no mesmo ano em seu canal do YouTube, cujos elementos estéticos realizam uma perspectiva queer. A leitura considera a canção como expressão artística híbrida, constituída por elementos verbais, sonoros e visuais que engendram os significados da obra.
Palavras-chave: Canção popular brasileira contemporânea; Perspectiva queer; Liniker
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