Anais
RESUMO DE ARTIGO - XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
Estudo sobre as gerações alemãs envolvidas nas lembranças da guerra, baseado no livro Geschichte im Gedächtnis, de Aleida Assmann
Milena Hoffmann Kunrath (UFPel)
Minha proposta apresenta o testemunho na Literatura sob o viés da perspectiva histórica entre as gerações. Partindo do fato histórico mais desconcertante da recente História da Alemanha, a Segunda Guerra Mundial, a pesquisadora Aleida Assmann classifica os alemães que foram afetados (de maneira mais ou menos próxima ou intensa) pela guerra, em 7 gerações não apenas por critérios biológicos, mas também sócio-histórico e culturais. Até hoje os episódios que circundaram a Segunda Guerra seguem sendo constantemente retomados. Novas notícias e suas consequentes implicações surgem, novos relatos são trazidos à tona, muitas vezes utilizando o gênero literário, transformando a visão de análise da história alemã recente. Fica contestada, assim, a noção de que o tema está esgotado ou de que a nação se reconciliou inteiramente com seu passado. No modelo utilizado por Aleida Assmann, as gerações que foram influenciadas pelos eventos da Segunda Guerra são divididas em: geração de '14, de '33, de '45, filhos da guerra (Kriegskinder), de '68, de '78, e de '85, dos quais as gerações de '33 e de '45 assumem maior relevo, pelo envolvimento direto nos acontecimentos da guerra. Tudo o que veio depois teve, de certa forma, uma forte relação com o passado sombrio da Alemanha. Na tensão entre memória individual e memória coletiva, os autores alemães compuseram suas narrativas individuais inspirados não apenas nos fatos que experienciaram, mas também nas percepções de sua geração.
Palavras-chave: Memória; Literatura; Trauma; Segunda Guerra Mundial; Aleida Assmann.
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